@viuitauna
Prevista para a semana de 14 a 18 de dezembro, a próxima temporada do Castramóvel da ONG AJUDA em Itaúna recebeu 310 inscrições no último sábado (28). Durante a ação, coordenada pela Associação Itaunense de Defesa Animal (AIDA) no Centro, Lourdes, Aeroporto e Jadir Marinho, os tutores de cães e gatos cadastraram o procedimento de esterilização, que será feito exclusivamente no Colégio Educare, daqui a duas semanas.
Presidente da AIDA, Michele Nogueira afirma que a maioria das inscrições foi de animais fêmeas e gatos, havendo uma demanda reprimida em Itaúna. Para que haja um controle efetivo de animais de rua, Michele ressalta que é necessário castrar ao menos 10% da população de cerca de 2 mil animais – 200 ao mês.
Como critérios para castração, os bichos tem idade de seis meses a sete anos, de 3 kg a 40 kg e boas condições de saúde. Será priorizado o atendimento de animais em situação de rua, como vira-latas, adotados e pessoas de baixa renda.
Em 2017 a 2018, Itaúna já havia recebido outras duas visitas do projeto, mantido pelo Governo de Minas por meio da ONG Aliança Juizforna pela Defesa dos Animais (AJUDA), de Juiz de Fora.