@viuitauna
Em vídeo divulgado no fim da tarde, o prefeito Neider Moreira (PSD) confirmou novas restrições no funcionamento de bares e restaurantes em Itaúna, no que ele chama de “período de recrudescimento” da COVID-19. A partir de quarta-feira (16), os estabelecimentos ficarão autorizados a funcionar somente até as 23h, com atendimento nas mesas, sendo vedado o consumo em pé. Após o horário haverá apenas entrega a domicílio, via delivery.
As medidas vem acompanhadas da publicação do Decreto 7.332. Boletim divulgado pela Prefeitura nesta segunda (14) acrescenta 125 casos positivos na cidade, novo recorde em relação ao anterior – 74 confirmações em um único dia. No Hospital Manoel Gonçalves são 30 internações de pacientes nas alas de enfermaria e CTI dedicadas à pandemia.
Também nesta segunda, Itaúna anunciou o 37° óbito de paciente que testou positivo, o carnavalesco Thadeu Nolasco, de 73 anos, integrante da tradicional banda Esplendor e Glória. Nolasco tinha não histórico de doenças crônicas prévias e faleceu no último sábado (12), gerando grande comoção na cidade.
No vídeo divulgado pelas redes sociais da Prefeitura, Neider fez críticas à estabelecimentos que não tem seguido as determinações da onda amarela do plano Minas Consciente, o qual Itaúna está inserida. Na avaliação do prefeito, alguns comércios “tem exagerado na forma de funcionamento”, o que começa a reverberar na comunidade e na capacidade de atendimento médico hospitalar.
“Estamos ficando com uma lotação importante em termos percentuais dos leitos COVID e isso nos preocupa muito. Em função disso tomamos a decisão de fazermos algumas limitações no funcionamento de bares”, afirma o chefe do Poder Executivo.
Assista ao comentário de Bruno Freitas no jornal Cidade em Notícia da TV Cidade Itaúna:
https://www.facebook.com/viuitauna/posts/3432397966853988
MULTA PARA DESCUMPRIMENTO Os bares e restaurantes que insistirem em descumprir as normas serão proibidos de manter atividades de entretenimento, como música ao vivo, som mecânico, telões e televisores, aponta o decreto, além de serem multados, alerta o prefeito.
“É uma forma de darmos uma resposta à população, mostrando que a Prefeitura está ciente do que está acontecendo. Infelizmente parte das pessoas não tem seguido estas normas e também proprietários de estabelecimentos. As normas são fundamentais neste momento. Diferentemente do que algumas autoridades dizem, a pandemia não está no fim. Sabemos que isso só vai se resolver quando tivermos a vacina”, avalia Neider, ressaltando ainda a necessidade de a população continuar seguindo as regras de distanciamento social, utilização de máscara e alcool em gel. “Se não precisarmos sair, vamos evitar sair de casa e evitar, naturalmente, aglomerações”.