Cobras no Centro: chuva e calor propiciam animais peçonhentos fora do habitat, alerta Prefeitura

@viuitauna

O período de chuvas e calor intenso em Itaúna é propício ao aparecimento de animais peçonhentos, alerta a Prefeitura. Como o habitat natural fica ameaçado devido ao grande volume de água nas ruas, os animais buscam refúgio em ambientes como casas e edifícios, podendo resultar em picadas, alergias e envenenamentos, além da transmissão de doenças.

Nesta quarta-feira (13), internautas enviaram ao @viuitauna registros de cobras em dois edifícios no Centro, nas ruas Dr. Francisco Santiago e Silva Jardim.

Dados epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde apontam que em 2020 houve 53 notificações do gênero na cidade. É comum nesta época aparecer cobras, aranhas, escorpiões, taturanas, abelhas, formigas, marimbondos, vespas, lacraias, dentre outros, em Itaúna.

Como prevenção, a Prefeitura recomenda manter ambientes dentro de casa sempre limpos, não acumular lixo e entulhos, manter muros e paredes bem rebocados, manter gramas sempre aparadas, evitar plantas encostando em paredes e telhados, limpar móveis e objetos, cuidar do entorno das residências, vedar frestas e buracos, manter cuidado em locais fechados, manter distância entre mobiliário e paredes.

CUIDADOS NA ÁREA EXTERNA Em ambientes externos a orientação é verificar a área ao redor, evitar locais próximos à presença de roedores e outros animais, cuidado com margens de rios ou regiões de mata fechada, preferir o uso de roupas compridas e manter carros fechados.

SAIBA MAIS
Centro de Controle de Zoonoses

Av. Manoel da Custódia, 1111, Morada Nova
Tel.: (37) 3241-4999

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Briga de bar acaba em homem ferido no Irmãos Auler
Next post Pontuação de Itaúna volta à onda vermelha, mas Prefeitura garante que comércio não fecha