@viuitauna
Uma notícia que os itaunenses aguardavam há meses foi confirmada neste domingo (17), com aprovação, em uso emergencial, de duas vacinas contra a COVID-19. Validadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a CoronaVac e a AstraZeneca começam a ser aplicadas na próxima quarta-feira (20), priorizando grupos de risco – como idosos e profissionais da saúde.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de Itaúna afirma que já tem um plano municipal de imunização, que será divulgado nesta segunda-feira (18). O secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, ressalta que as aplicações das doses já poderão ocorrer assim que a decisão for publicada no Diário Oficial da União.
“Aqui em Itaúna também já temos confeccionado um Plano Municipal de Imunização, obedecendo todas as recomendações de nossa Superintendência Regional de Saúde, governos Estadual e Federal. Acredito que todos os brasileiros recebem com grande satisfação esta notícia da aprovação das vacinas”, afirma Meira.
Meira pondera que os cuidados como isolamento social, distanciamento entre as pessoas, uso da máscara e higienização frequente das mãos devem permanecer. “E torcer para que muito em breve todos nós possamos nos ver protegidos desta doença e de seus inúmeros prejuízos”, acrescenta.
DOSES AOS ESTADOS Em coletiva de imprensa na tarde de hoje, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que determinou ao Departamento Logístico do Ministério da Saúde a preparação dos lotes para vacinas aos estados, a partir desta segunda. Inicialmente serão três milhões de brasileiros a ser vacinados, com duas doses cada, totalizando seis milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pela empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.
“Quero começar me solidarizando com cada família que perdeu um ente querido. Já passamos de 200 mil mortes em nosso país. E agradecer a todos os profissionais de saúde, que já salvaram mais de sete milhões de pessoas vítimas da COVID-19. Hoje o Brasil passa por um momento de grande avanço, esperança e conforto aos brasileiros, que aguardavam por esta notícia. Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus”, diz Pazuello.
A Anvisa recomendou o uso emergencial no país das vacinas CoronaVac e da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o consórcio Astrazeneca/Oxford. No caso da CoronaVac, a taxa de sucesso na prevenção da doença em relação ao grupo que tomou placebo (medicamento inócuo) atingiu 50,39%, segundo a agência. Para a AstraZeneca, a Anvisa confirmou a eficácia global do imunizante em 70,42%.