@viuitauna
O prefeito Neider Moreira (PSD) se pronunciou na tarde desta segunda-feira (18) sobre o plano de vacinação contra a COVID-19 em Itaúna. Segundo ele, o planejamento já foi concebido, estando em fase de “pré-campanha”, com a verificação das câmaras frias de 22 das 23 unidades de saúde (PSFs) do município. Nesta primeira fase quatro grupos prioritários da população serão vacinados.
Fazem parte profissionais da saúde pública e que lidam diariamente com pacientes que possam infectá-los; idosos acima de 75 anos; portadores de comorbidades como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e transplantados; e profissionais da rede de ensino. A estimativa é de que somente estes grupos somem mais de 20 mil pessoas em Itaúna.
“Estão sendo feitas manutenções preventivas para que não haja surpresas desagradáveis”, ressaltou o prefeito, em vídeo divulgado pela Prefeitura.
Há também a necessidade de se prevenir possíveis complicações de pacientes que possam aparecer após a vacinação, mas o Prefeito afirma que está tudo pronto para a entrega das vacinas e seringas, o que ele espera que ocorra ainda hoje, “iniciando imediatamente a vacinação”.
QUANTIDADE LIMITADA Neider finaliza o vídeo lembrando que as regras de prevenção devem continuar. “O tempo para se ter a imunidade de rebanho vai demorar. Temos uma quantidade limitada de vacinas chegando num primeiro momento. As pessoas precisam continuar usando máscara, evitando sair de casa, não participando de aglomerações e higienizando as mãos”.
SAIBA MAIS
Minas recebe 561 mil doses da CoronaVac
O governador Romeu Zema (Novo) esteve na capital paulista, no início da manhã desta segunda, para acompanhar o recebimento das vacinas. O estado receberá neste primeiro momento 561 mil doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo Instituto Butantan. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que os lotes foram adquiridos pelo Governo Federal, impedindo que os municípios façam a compra em separado.
Minas receberá 561.000 doses. O estado tem 21.3 milhões de habitantes. Itaúna tem 92.000. Numa divisão equitativa,a grosso modo, vamos receber 2400 doses para 20.000 pessoas do primeiro grupo. Como será feita a divisão? Comunicados por video, sem direito a questionamentos e pedidos de explicação são inaceitáveis.