@viuitauna
Depois de obter licença do Estado para filtrar rejeitos em um novo método, dando fim ao ciclo de uso das barragens, a Mineração Usiminas (Musa) inaugurou uma nova planta de peneiramento de alta frequência. Concluído em dez meses, o projeto, que exigiu investimentos de R$ 23,8 milhões, permitirá à empresa melhorar a qualidade do Pellet Feed, o mais fino de três tipos de minério oferecidos.
A planta fica localizada na Instalação de Tratamento de Minério (ITM) Flotação, em Itatiaiuçu. Em julho de 2020 a Musa completou dez anos de operações no município vizinho, com quatro minas na região de Serra Azul e cerca de 2,6 mil funcionários.
Gerente-geral de Operações da Musa, Guilherme Melo explica que desde a retomada da ITM Flotação, em 2017, foi observada a oportunidade de melhorar a qualidade do Pellet Feed. “Com muito trabalho das equipes envolvidas, iniciamos 2021 com mais essa implementação, que consolidará a Musa como produtora de Pellet Feed de altíssima qualidade, preparada para as demandas do mercado internacional. Isso trará muita flexibilidade e competitividade para nossas operações”, afirma.
Durante a produção de minério, o Pellet Feed pode ser misturado ao Sínter Feed ou diretamente no processo de sinterização, sendo utilizado ainda para alimentar o processo de pelotização, que transforma o fino de minério em pelotas utilizadas na siderurgia.
“Realizamos essa obra com visão no futuro, marcando a partir de hoje uma nova etapa da Musa, incorporando setores novos do mercado internacional que poderemos passar a atender”, sinaliza o diretor presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico.
DRY STACKING EM 2021 Licenciado em 1º de junho do ano passado, o sistema de filtragem de rejeitos por Dry Stacking demandou investimentos de R$ 160 milhões para a construção de uma nova planta, situada entre as minas Oeste e Central. As operações estão previstas para o primeiro semestre de 2021 e a expectativa é gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos na região.
Fico emocionado quando vejo informações sobre a Usiminas, porque me lembro da época que ela começou em Ipatinga.
Nasci em Conselheiro Pena perto daquela cidade