@viuitauna
Em janeiro os itaunenses foram surpreendidos pela suspensão, temporária, da grade de programação da TV Cidade Itaúna. A emissora fundada em 1997 passa por uma reformulação e pretende voltar ao ar em novo formato. Pelo menos duas parcerias são estudadas, apurou o @viuitauna, e a exibição dos programas locais poderá ser retomada nos próximos meses.
Além do jornal Cidade em Notícia, exibido duas vezes ao dia, às 11h45 e 18h45, o canal 45 mantinha como atrações os programas Empresa em Foco e Experiência de Deus, com o padre Reginaldo Manzotti. Durante a pandemia de COVID-19, a TV também transmitiu a realização de lives em apoio à diversas instituições – como a Operação Natal Feliz, além do debate das eleições 2020, em 11 de novembro, que teve recorde de acesso nas redes sociais.
Nos últimos anos, a emissora considerada patrimônio itaunense pelos cidadãos, acabou afetada pela queda de receita publicitária oficial, deixando de receber campanhas da Prefeitura e da Câmara Municipal. Ao mesmo tempo pelo menos R$ 61 mil foram aplicados em veiculações em duas emissoras de Divinópolis somente no segundo semestre de 2020, confirmou a assessoria de comunicação da Prefeitura à reportagem.
“Importante ressaltar que o contrato é executado mediante a demanda”, pondera a Ascom, ressaltando que a Operação Carona Sinistra, deflagrada em dezembro de 2019 na Câmara, não interferiu na atividade de comunicação do Município. “O Poder Executivo não tem nenhuma relação com este processo. Não há nenhum contrato com TV regional, nem vigente e nem executado desde 2017”, sustenta a Prefeitura de Itaúna.
POPULAÇÃO SENTE FALTA DA TV No dia a dia da cidade, a suspensão temporária do jornalismo da TV Cidade Itaúna é sentida pelos telespectadores. Além do contato com a equipe nas ruas e por telefone, a população mantém contato direto com a emissora pelo WhatsApp (37) 99141-0014 e durante as exibições ao vivo do jornal, na página do Facebook.
Para a auxiliar de serviços Magda Brandão, a emissora é fonte de informações seguras e verdadeiras. “Itaúna merece ser tratada como uma cidade que busca o melhor para sua população e isto a TV Cidade sabe fazer com excelência. Faz muita falta para informar a população e ainda, um excelente canal para reivindicarmos aquilo que precisamos. Torço para que volte o mais rápido possível. É urgente que a tenhamos de volta”, reclama. “Sem a TV, ficamos sem as notícias da cidade, além do fato de que muita gente assiste ao padre e aos comentários do Ponto de Vista. A TV Cidade tem de voltar ao ar. As reportagens fazem falta”, aponta o motorista de transporte escolar Edmilson Rezende.
O torneiro mecânico Fernando Camargos ressalta a interatividade com o telespectador e as sugestões de matérias, sobre problemas da cidade. “Gosto e participo. A população tem direito a questionar quais ruas serão asfaltadas, por exemplo. Com voz ativa, a TV permite ter este retorno”, diz. Para o aposentado Wagner Belarmino, o popular Lero Lero, a emissora representa um marco na comunicação local. “Jamais imaginaria que saísse do ar. Tanto eu, como a população em geral, sente demais a sua falta. Pela programação ficamos por dentro de todas as notícias. Fiquei muito chateado. Os empresários deveriam se unir em prol da TV”, sugere Belarmino.
CLAREZA E VALORES NA INFORMAÇÃO A opinião dos telespectadores é compartilhada por quem trabalha na empresa. Apresentador e repórter, o jornalista Mateus Reis ressalta o papel social desempenhado pela TV Cidade em Itaúna. “A TV tem uma importância muito grande para a sociedade, informando, levando a clareza dos fatos e agregando valores importantes para a comunidade. Mais do que isso, tem o papel de ser a porta-voz dos menos favorecidos, o que é de fundamental importância. A ausência da TV deixa uma lacuna no telejornalismo da região”, alerta ele, que deixou a rádio Santana FM em maio de 2012 para atuar na emissora.
PONTO DE VISTA
Direcionamento de verba limita atuação da imprensa
O que a história recente de Itaúna nos mostra é que o direcionamento de campanhas e verbas para determinados veículos, algumas vezes com valores muito acima do mercado, como apontou o Ministério Público, pode ser danoso não só aos cofres públicos, como também ao trabalho da imprensa isenta e por consequência, a democracia e o desenvolvimento do nosso município. Itaúna é uma cidade de quase 100 mil habitantes. Em um mundo digital, 100% conectado, para o cidadão minimamente bem informado não é mais tolerável que veículos sejam sustentados como moeda de troca para informar o que bem entendem políticos. Se não quisermos ficar para trás também no quesito imprensa, devemos defender, sempre, o trabalho do jornalismo profissional, capaz de ouvir todos os lados da notícia, da melhor forma e mais isenta possível. Papel que a TV Cidade cumpre diariamente, sendo, naturalmente reconhecida pelos itaunenses. (Bruno Freitas, jornalista e editor do @viuitauna)
PARABÉNS Bruno e realmente faz a diferença, ficou extraordinário, PARABÉNS !!!
Gostei Bruno,ela nos informa dos acontecimentos local além de nós proporcionar o Evangelizar é preciso com o Pé Reginaldo só vivo
Bom dia
sou morador aqui do Retiro dos Farias, tenho diversos vizinhos que estão com as mesmas dificuldades que eu. FALTA DE MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS, entre Vista Alegre, Retiro dos Farias até o Brejo Alegre. gostaríamos de uma reportagem para demonstrar a precariedade das estradas por onde circulam onibus, caminhões, veículos e motocicletas. ontem nosso vizinho Sander sofreu um acidente causando-lhe um deslocamento do ombro.
a atual administração de Itaúna, está deixando sequelas pela medioridade.
Obrigado
Rogerio
(referencia escola do Retido dos Farias)