@viuitauna
Em comunicado à imprensa, o Hospital Manoel Gonçalves anunciou a assinatura do contrato para a implantação da hemodinâmica em Itaúna. O serviço será prestado pela empresa Angiosete, de Sete Lagoas, e atenderá a microrregião, com procedimentos de alta complexidade em cardiologia e endovasculares intervencionistas, como ponte de safena, cateterismo e stent.
De acordo com a Prefeitura, as próximas fases de implementação serão o credenciamento e a habilitação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em dezembro de 2019, uma reunião do Comitê Regional Intergesterores aprovou a instalação do serviço em Itaúna.
Participaram da assinatura a provedora da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, entidade mantenedora do hospital, Marilda Chaves, o vice-provedor Antônio Fernando Guerra, o secretário Francisco Eduardo Mourão, o diretor clínico Vinícius Bicalho, o cardiologista Lincoln Moreira de Faria, o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, além dos representantes da Angiosete, Walter Mendes Nogueira, médico cardiologista intervencionista, e Marcelo Canut, administrador.
Meira afirma que o serviço completa um “ciclo de transformação” no Manoel Gonçalves nos últimos anos, aumentando a complexidade de serviços, e diz esperar que a habilitação da hemodinâmica, iniciada há 15 meses, ocorra em breve.
“Fico muito feliz em fazer parte deste momento e vejo com muita esperança os frutos que colheremos em breve dessas ações que estamos desenvolvendo. Com mais este serviço, o hospital amplia sua atuação em alta complexidade, juntamente com os serviços de neurocirurgia e oncologia”, afirma o secretário de Saúde.
DEMANDA ANTIGA A hemodinâmica em Itaúna é um sonho antigo da comunidade e dos profissionais de saúde. A possibilidade surgiu a partir do anúncio da expansão do hospital, com a construção de uma nova ala com 32 leitos, com aporte do grupo empresarial J. Mendes.