Novos ônibus da Autotrans são entregues sem o posto de cobrador; autor de lei, Hakuna vistoria os coletivos

Bruno Freitas
@viuitauna

A Autotrans, concessionária do transporte coletivo de Itaúna, apresentou na manhã desta sexta-feira (26), na Praça Dr. Augusto Gonçalves, os seis novos ônibus para as linhas da cidade. Todos os coletivos vieram sem o posto de cobrador, com três assentos ocupando o espaço – totalizando 39 lugares. A justificativa do diretor do grupo Saritur, Rubens Lessa, é de que os novos veículos substituem outros ônibus que já operavam na cidade sem a presença do agente de bordo. Estiveram presentes o prefeito Neider Moreira (PSD) e o vereador Márcio Gonçalves Pinto, o Marcinho Hakuna (PSL). Autor da lei que proíbe acúmulo de função dos motoristas (cobrar passagem e dirigir) nos ônibus de Itaúna, Hakuna foi ao local vistoriar os veículos.

A nova frota circulará nas linhas Cidade Nova, Circular 1, Leonane, Morada Nova, Jadir Marinho e Veredas. Um coletivo começou a circular hoje. Os demais estreiam nos próximos dias.

Produzidos pela encarroçadora Caio com chassi Mercedes-Benz OF-1519, os veículos contam com faróis de luzes diurnas (DRL), computador de bordo, nova configuração de espaçamento interno, com corredores e áreas de circulação mais amplos, exaustores para recirculação de ar interno e novos elevadores para portadores de mobilidade reduzida, com motor de acionamento em compartimento separado, melhorando a acessibilidade. Outra novidade é a internet wi-fi, uma das melhorias anunciadas pelo atual governo depois da renovação do contrato de concessão, pelo ex-prefeito Osmando Pereira (PSDB), em dezembro de 2016, por 20 anos.

Corredores e áreas de circulação dos ônibus ficaram maiores, segundo a empresa
No lugar do posto do cobrador, ônibus contam com três assentos

A nova frota estreia a nova identidade visual da Autotrans, que faz referência ao título de Cidade Educativa do Mundo, concedido pela Unesco em 1975, com uma frase nas laterais dos ônibus.

PRÓXIMA RENOVAÇÃO Novos coletivos só serão incorporados à frota de Itaúna em 2020, segundo Lessa. Nesse ano o grupo adquiriu mais de 100 novos ônibus urbanos para as cidades em que opera. Para Belo Horizonte, Lavras e Ribeirão das Neves, foram incorporados coletivos equipados com ar-condicionado.

Diretor do grupo, Rubens Lessa (à direita) participou da apresentação

SAIBA MAIS:
Queda de braço com a Câmara

Marcinho Hakuna e demais vereadores tem feito duras críticas à Autotrans na Câmara. Depois de a concessionária ignorar pedido de informação da Comissão Especial criada para fiscalizar os serviços de ônibus, Hakuna disse que a empresa deixou de ter o seu respeito. Em ofício enviado à casa, a Autotrans justificou que as informações solicitadas já haviam sido repassadas à Prefeitura, poder concedente. “Isso aqui pra mim não vale absolutamente nada. A Autotrans. Se essa empresinha está achando que o negócio é simplesmente assim, ela está totalmente equivocada. E isso é o sentimento de toda a casa”, queixou Hakuna na última reunião plenária, na terça-feira (23).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Prefeitura busca novo imóvel para a Farmácia Básica; 5 mil pessoas utilizam o serviço mensalmente
Next post Coluna Ponto de Vista – 27 de abril de 2019