Bruno Freitas
@viuitauna
Depois da saída de Gustavo Dornas, substituído na Secretaria de Esportes e Lazer pelo braço direito Nelson Júnior, nomes de dentro e de fora do atual governo podem assumir a cadeira de cargos exonerados em Itaúna nos últimos dias. A primeira troca vem da Câmara: o ex-Procurador Jurídico do Legislativo, Helimar Parreiras, assumirá a Procuradoria Geral do Município, posto até então ocupado por Jardel Carlos Araújo, que retomará as atividades em escritório de advocacia de direito administrativo, empresarial e tributário.
A nomeação de Helimar foi confirmada ao @viuitauna pela assessoria de comunicação da Prefeitura. Um segundo nome forte cotado para a vaga era o da Procuradora Adjunta, Sandra Helena Silva.
Jardel e o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços, Silmar Moreira, assinaram exonerações nesta segunda-feira (6). A saída de ambos atende recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), após denúncia de nepotismo. Jardel é casado com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira. Silmar é irmão do prefeito Neider Moreira (PSD).
Com a saída de Silmar, um dos nomes cotados para assumir o Canteiro de Obras da Prefeitura é o do ex-Chefe de Gabinete e Secretário Adjunto de Saúde no governo Osmando Pereira (PSDB), Rosse Andrade, recém convidado a assumir o posto de Gerente na Secretaria de Esportes e Lazer.
Um terceiro citado pelo MPMG é o Gerente do setor de Iluminação Pública, Farlon Rabelo, primeiro a se desligar do Município, conforme informações do jornal Spasso. Farlon é sobrinho da primeira dama do município. Outro nome ligado ao prefeito é o do Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, que permanece na Prefeitura.
ITAUNENSE NA SEMAD Além destes servidores, quem também deixou o Executivo foi a Gerente de Meio Ambiente, Aline Moura, convidada a ocupar uma cadeira na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em Belo Horizonte. Técnica, Aline se destacou no setor e foi bastante elogiada pelos vereadores na última reunião plenária da Câmara, na terça-feira (30). O cargo de Aline deverá ser assumido por outro profissional da gerência.