Desde 2017: SAMU regional fez 34 mil atendimentos e 15 mil orientações médicas em Itaúna

@viuitauna

A chamada regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que transferiu a gestão da Prefeitura para o Consórcio CIS-URG, completou quatro anos nesta segunda-feira (7). O serviço atende os 53 municípios da região Centro-Oeste, abrangendo 1,2 milhão de pessoas. Em Itaúna, desde junho de 2017 foram realizados 34.811 atendimentos, dos quais 15.584 orientações médicas e 19.227 com a utilização de ambulâncias.

Com a chegada do SAMU Oeste os atendimentos pré-hospitalares foram otimizados e o fluxo das unidades de saúde foi reorganizado. O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência, José Marcio Zanardi, relembra a luta para implantar o SAMU na região e agradece aos parceiros que acreditaram no projeto.

“Inicialmente tivemos muitas dificuldades, mas um grande projeto como este já era de se esperar. Dentro do custo, de tanta logística, de tanta necessidade, foi bastante complexo o processo implantação do SAMU, mas o que nunca faltou foi a esperança e a crença das pessoas que era um projeto importante para a nossa região”, afirma.

Em quatro anos de funcionamento o SAMU Oeste recebeu 935.206 ligações, 342.199 atendimentos e realizou 21.693 transferências inter-hospitalares. O serviço conta com 24 bases descentralizadas, que são estruturas montadas nos municípios. Elas garantem tempo resposta de qualidade e racionalidade na utilização dos recursos do serviço.

Desde junho de 2017 foram realizados 342 mil atendimentos no Centro-Oeste: 34 mil somente em Itaúna, que doou uma das primeiras ambulâncias

ESTRUTURA O SAMU Oeste conta com uma frota de 41 ambulâncias e oito veículos administrativos. Durante os 1.461 dias de funcionamento do serviço, os 48 veículos percorreram mais de 7.051.545 km, o que equivale a 177 voltas ao redor da Terra. Zanardi atenta que o SAMU iniciou o seu funcionamento com uma frota ajustada à necessidade do serviço, sem ambulância reserva.

“Logo após o início fizemos a aquisição de duas ambulâncias, recebemos uma de doação do Município de Itaúna, depois a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em agosto daquele ano, nos enviou uma ambulância reserva. De lá para cá fizemos novas aquisições com recurso próprio, e recebemos novas doações da SES. Recentemente o Ministério da Saúde nos enviou quatro ambulâncias de doações e com isso nossa frota foi ampliada”, atenta.

CAPACITAÇÃO Além dos atendimentos, o serviço já capacitou mais de 80 mil pessoas por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP). O Núcleo foi implantado em 2016 e em tem como objetivo capacitar, atualizar e aperfeiçoar os colaboradores da área da urgência e emergência, e da saúde em geral, além de promover ações de ensino em escolas e empresas.

SAIBA MAIS
Pará de Minas terá nova ambulância USA

Ainda de acordo com o secretário executivo do SAMU Oeste, a frota de veículos continua em expansão. O consórcio implantará mais uma ambulância Unidade de Suporte Avançado (USA) em Pará de Minas. Diante dos constantes avanços Zanardi enfatiza a importância do SAMU para a região. “São quatro anos salvando vidas e a gente acredita que fazemos a grande diferença na saúde dos cidadãos do centro-oeste mineiro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Operação Alferes celebra 246 anos da Polícia Militar
Next post ArcelorMittal anuncia acordo com atingidos em Pinheiros, em Itatiaiuçu; saiba mais!