Vereador convida médica para defender tratamento precoce e Prefeitura publica nota de repúdio

@viuitauna

A pedido da extrema direita, o vereador Ener Batista (PSL) convidou a médica Cláudia Solmucci para defender o tratamento precoce durante a reunião da Câmara Municipal, nesta terça-feira (15). A Prefeitura emitiu nota de repúdio, reafirmando que não adotará a prática na rede de saúde do município. O infectologista itaunense Unaí Tupinambás também criticou a médica, alertando para o número de mortes em Itaúna.

Defensora do tratamento precoce, que não tem comprovação científica, Cláudia Solmucci disse que as vacinas teriam menos evidências de eficiência no combate à COVID-19 do que medicamentos do chamado kit COVID – que inclui cloroquina, azitromicina, ivermectina e vitaminas. A médica fez questão de criticar a politização da pandemia, embora o presidente do Legislativo, Alexandre Campos (DEM), tenha afirmado que não caberia à Câmara dar uma posição sobre o tema. E disse que os vereadores não são capacitados para dar opinião a respeito.

“Essa doença não afeta a direita ou a esquerda, mas o cidadão brasileiro. Não estou aqui a convite de nenhum partido. Como médica não posso ter predileção política e me basear na ciência. Entendo que vocês (vereadores) não são por formação capacitados a dar uma opinião e jamais poderiam se posicionar a meu favor. Conheço médicos infectologistas que são contra, alguns foram meus professores, mas desconheço os fatos que levaram a tanta política, discussão e agressividade com relação à médicos que apenas querem ajudar”, introduziu Solmucci.

A médica conta que começou a estudar a COVID-19 enquanto estava em Portugal, acompanhando as mortes na Itália e desde então passou a fazer profilaxia em pessoas próximas. “Era minha obrigação estudar. Naquela época não tínhamos trabalhos específicos. Não temos culpa do Trump, Bolsonaro terem resolvido vindo falar de remédio. Que tragédia é essa? É uma tragédia humanitária? Não é o vírus. A tragédia é nós deixarmos que esse tipo de fala interfira na conduta do médico”, criticou.

A primeira evidência que Solmucci teve sobre a pandemia, nas palavras dela, foi observacional. “Testemunhei, com essas pessoas, o resultado dos medicamentos. Não existe a confirmação científica na medicina. Existe evidência científica de A a D. No início da pandemia, eram das classes C e D. Nós, médicos, estamos perdidos com vocês políticos. Queremos tratar. Não somos contra as vacinas, mas as vacinas têm muito menos evidências do que os medicamentos que nós estamos defendendo. Defendemos usar as duas armas”, posicionou a médica hematologista.

Participação ocorreu na reunião da Câmara de terça-feira (15), que segue realizada de forma online. Fotos: Bruno Freitas/Viu Itaúna – Direitos reservados®

“Nem a sociedade médica sabe o que é correto, este vereador leigo vai saber?”, disse Campos antes da explanação.

Segundo Ener Batista, a participação de Cláudia Solmucci na reunião da Câmara ocorreu após o vereador atender um pedido do grupo bolsonarista Conservadores Cristãos, que tem pressionado o poder público de Itaúna a adotar, de forma oficial, o tratamento precoce na rede municipal de saúde. O movimento é um dos apoiadores de uma clínica mantida por empresários, cujos nomes não foram divulgados, que oferece o que chamam de “tratamento imediato”.

“Fiz o requerimento atendendo um pedido do grupo que indicou a médica. Achei a nota (da Prefeitura) desnecessária. Como sempre a gente vê que a página oficial da Prefeitura sempre bate na tecla contra o tratamento imediato, se posicionando contra. Acredito que é interessante ter outra via. Estamos há mais de um ano e meio passando pela pandemia e nunca acontece o achatamento da curva que tanto pregam”, criticou o vereador, ao @viuitauna.

Vereador Ener Batista (PSL) é a favor da vacina, mas criticou postura da Prefeitura: “sempre bate na tecla contra o tratamento imediato”

Apesar da fala de Solmucci, Ener ressaltou a importância da vacinação no combate à pandemia. Mas disse que não há solução senão o tratamento. Por fim, o vereador chamou a nota da Prefeitura de “lacrada”. “Graças a Deus já tem as vacinas. Vale ressaltar que tem de ter a vacina sim. Tem de ser vacinado. Leigo que sou, não sou profissional da saúde, acredito na vacina. Se tiver oportunidade e a necessidade sob orientação médica do tratamento imeditado, se possível for, fazê-lo e manter todas as determinações: máscara, alcool em gel e distanciamento. É importante ter essa terceira via. Achei desnecessário essa nota. Foi uma lacrada”.

NOTA DE REPÚDIO Na nota, a Prefeitura afirma que repudia veementemente a declaração da médica hematologista, classificando-a como grave. Para o Município, ao afirmar que medicamentos de tratamento têm mais eficácia do que vacinas no enfrentamento à COVID-19, Solmucci “promove desinformação delicada, fazendo com que sua fake news coloque mais vidas em risco”. A nota ressalta que o “tratamento precoce carece de comprovação científica”.

O médico infectologista Unaí Tupinambás classificou como lamentável a postura da Câmara ao convidar a médica e comparou o número de mortes em Itaúna com o de Belo Horizonte, onde integra o comitê de enfrentamento. A cidade acumula uma média de 253 mortes a cada 100 mil habitantes, contra 200 na capital mineira.

“É lamentável essa postura da Câmara Municipal de Itaúna chamando essa médica pra falar de um tratamento que há muitos meses não é indicado pelo FDA, CDC, OMS e várias sociedades especialistas em infectologia aqui no Brasil. Isso está fazendo muito mal para o Brasil, está fazendo muito mal para a pandemia. Esse tratamento precoce induz as pessoas a ter um comportamento mais de risco. A gente sabe que está acontecendo isso. As pessoas têm os sintomas e os donos das empresas dão esses remédios para essas pessoas e mandam voltar ao trabalho, disseminando o vírus para seus colegas, para suas famílias, para a comunidade como um todo”, alertou o infectologista, em entrevista ao Estado de Minas.

SAIBA MAIS
Confira a nota da Prefeitura

“A Prefeitura de Itaúna repudia veementemente a grave declaração da médica hematologista Dra. Cláudia de Bessa Solmucci (CRM-MG: 20.385), proferida em reunião da Câmara Municipal de Itaúna em 15 de junho de 2021. Ao afirmar que medicamentos de tratamento defendido pela profissional tem mais eficácia do que vacinas no enfrentamento a Covid-19, a mesma promove desinformação delicada, fazendo com que sua fake news coloque mais vidas em risco. Nações que valorizaram a importância da vacina e aplicaram de forma massiva o imunizante, já possuem grandes avanços no cotidiano de seus habitantes bem como uma redução drástica no contágio e da gravidade da doença.

Tratamento sem comprovação científica
A Prefeitura está do lado da ciência. É um tema já pacificado em todo mundo e lamentamos que ele ainda esteja em voga no Brasil e em Itaúna por consequência. A Administração ressalta que não irá adotar o dito “tratamento” como política pública devido sua não comprovação científica. Além do potencial perigo de acarretar problemas a saúde, ao gestor pode ser imputado crime de responsabilidade. Pedimos a população que continue usando o único kit que é realmente eficaz: máscara, higiene constante, distanciamento e consciência. Esperamos também do Governo Federal uma postura mais eficaz na compra e distribuição do imunizante.”

3 thoughts on “Vereador convida médica para defender tratamento precoce e Prefeitura publica nota de repúdio

  1. Confesso que estou com preguiça de falar mais sobre isso, mas: QUEM politizou, desde o início, foi essa gente desparafusada que ficou falando em vírus chinês, ameaça comunista, vaCHINA e outras sandices!
    A CPI do GENOCÍDIO e outras investigações de mídias independentes já estão mostrando que tem MUITO interesse econômico por trás dessa baixaria de cloroquina, hidroxicloroquina, invermectina…!
    É charlatanismo puro porque a grande maioria das pessoas vão se curar, independentemente de qualquer remédio ou tratamento. Essa direita insana NUNCA fala dos milhões que se curaram SEM usar essas porcarias de medicamentos. “Porto Feliz” é uma cidade minúscula onde as mortes aumentaram, embora o povo de lá esteja sendo entupido de remédios ineficazes por CHARLATÃES que só pensam em dinheiro e em babar a merda do GENOCIDA!
    Esses CHARLATÃES não têm a menor ideia do que seja ciência e, menos ainda, MÉTODO CIENTÍFICO.

    Nem sei se consegui escrever direito, realmente eu só lamento que pessoas muito pobres e ignorantes (por falta de acesso a Educação e informação de qualidade) estejam comprometendo a sua saúde e morrendo por ouvir esses BANDIDOS!

  2. Isso e um abisurdo com a população itaunese prefeito de itauna Neider moreira ta ficando louco não quer o bem pra itauna # bolsonoaro socorro estão matando nosso povo itaunese

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Cadastro para vacinação contra a COVID-19 volta a ter instabilidade; links paralelos são questionados
Next post Homem é atropelado por ônibus no bairro Morada Nova