@viuitauna
Os vereadores emitiram na quarta-feira (16) o relatório final da Comissão Especial do Transporte Público, instituída na Câmara Municipal a pedido de Gustavo Dornas (Patriota), para fiscalizar a qualidade do transporte coletivo em Itaúna. Após queixas de usuários, que apontam descumprimento de horários da ViaSul, o grupo recomendou à Prefeitura mais viagens nos horários de pico, além da ampliação do ponto de ônibus na Rua Silva Jardim.
Outra proposta foi a instalação de painéis digitais nos pontos, informando em tempo real a chegada dos ônibus – promessa que já havia sido feita após a renovação do contrato de concessão, no início da atual administração, em 2017.
Como principal ganho para o usuário a comissão resultou na instalação de rastreadores nos ônibus que, num primeiro momento, permitirão à gerente de Mobilidade Urbana, Cíntia Valadares, verificar se os motoristas de coletivos estão matando horário ou não. Conforme revelou o @viuitauna em junho de 2019, a Prefeitura também pretende construir um terminal de integração de passageiros, atualmente planejado para a Praça José Flávio de Carvalho, próximo ao estádio municipal.
Segundo o relator da comissão, vereador Nesval Júnior (PSD), com a instalação dos rastreadores a gerência da Prefeitura terá mais precisão para acompanhar a qualidade do transporte coletivo. “Foi questionado ao Executivo onde será o terminal de conexões, para desafogar os pontos principais e indicaram a Praça José Flávio de Carvalho. Agora a ViaSul irá fazer um estudo de viabilidade”, acrescenta Nesval.
MEMBROS A comissão foi presidida pelo vereador Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT), tendo como membros Aristides Ribeiro, o Tidinho (PSC), e Edênia Alcântara (PDT). Durante as reuniões semanais, em formato online, foram ouvidos servidores da Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Secretaria Municipal de Regulação Urbana e ViaSul.
O relatório e as atas dos trabalhos da comissão deverão ser remetidos à Regulação Urbana, segundo a assessoria de imprensa da Câmara.