Codempace aciona Ministério Público para demolição de casa inventariada como Patrimônio Cultural desde 2003

Bruno Freitas
@viuitauna

A memória de Itaúna, dia após dia, é esfacelada pela especulação imobiliária. Nesta sexta-feira (17), mais um casarão histórico do município foi demolido na calada da noite, para dar espaço a um novo empreendimento. A residência, situada na Rua Francisco Santiago, 33, Centro, era inventariada como Patrimônio Cultural do Município desde 2003. O que não foi suficiente para que as paredes fossem levadas abaixo por homens e tratores, juntamente com o imóvel ao lado.

O caso viralizou no fim de semana, com a denúncia nas redes sociais da demolição. Nesta segunda-feira (20), o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural decidiu agir. Em nota enviada à imprensa, o Gerente de Cultura da Prefeitura de Itaúna e presidente do Codempace, Ilimane Lopes, o Joe, afirma que a Secretaria Municipal de Regulação Urbana e o órgão acionaram o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para agir de forma conjunta no que for cabível aos responsáveis pela infração.

Casa foi inventariada há 16 anos como Patrimônio Cultural de Itaúna

Segundo Joe, o Codempace não foi consultado sobre a demolição, além de não ter sido solicitado junto à Regulação Urbana qualquer tipo de autorização para a obra. Ainda conforme a nota, a demolição foi realizada de sexta para sábado (18), período em que os fiscais não estavam trabalhando.

VISITA ANTES DA DEMOLIÇÃO
Conforme apurado pelo @viuitauna, fiscais da Regulação Urbana estiveram no casarão inventariado na semana passada, notificando os responsáveis. Na ocasião, foi apontada a necessidade de limpeza do local e ressaltado que a demolição estava proibida.

Da antiga residência do número 33, restou apenas parte do muro

Nesta segunda-feira, a reportagem esteve novamente na Rua Francisco Santiago e encontrou os dois lotes completamente limpos, com marcas de terraplenagem do terreno. Não havia ninguém no local. Não conseguimos contato com os proprietários dos imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Jove Soares registra sequência de acidentes de trânsito no fim de semana; confira as ocorrências
Next post Vídeos distorcem segunda etapa de asfaltamento em ruas do Lourdes e Padre Eustáquio; saiba o por que