@viuitauna
A Defesa Civil de Itaúna foi classificada em 12ª entre 479 cidades mineiras, em um chamamento do Governo de Minas após um acordo de reparação com a mineradora Vale, e receberá pela primeira vez um veículo próprio, além de um kit com notebook, trena digital e coletes. A entrega dos equipamentos faz parte do Termo de Compromisso assinado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Estado, como compensação pela tragédia de Brumadinho.
O acordo prevê o repasse de computadores a todos os municípios e 479 picapes 4×4, num valor total de R$ 96 milhões. A previsão é de que até o fim de 2021 sejam entregues 479 kits e 2485 coletes, destinados à Defesa Civil Estadual e as cidades, para apoiar a assistência e a prevenção de riscos.
No raking do edital, Itaúna figura ainda no 1º lugar entre as cidades de até 100 mil habitantes. A coordenadora da Defesa Civil do Município, Márcia Moreira, explica que trabalha de forma a antecipar situações de riscos, estruturando uma política de prevenção de danos.
“Esse é o norte para nosso trabalho na cidade. Por isso é muito gratificante ter esse reconhecimento”, comemora.
REESTRUTURAÇÃO Para o prefeito Neider Moreira (PSD), a área da Prefeitura “desenvolve um trabalho incansável em prol da comunidade”, após uma reestruturação. Anteriormente, a coordenadoria era de responsabilidade do engenheiro Thiago Aníbal, autor da denúncia de rachadinha na Câmara Municipal.
“Sabemos da importância da mobilidade da Defesa Civil: agir com precaução deixando a sociedade organizada e segura para determinadas eventualidades”, diz Neider.