Coluna Ponto de Vista – 23 de fevereiro de 2019

DUPLA EM 2020 É no mínimo desanimador ouvir que, daqui um ano e meio, em outubro de 2020, os prováveis nomes para a Prefeitura sejam políticos que tem desagradado, em muito, o eleitor itaunense. Itaúna quer, mas parece não conseguir mudar. O buraco é profundo na pedra negra. Relembremos a dobradinha no futuro.

DEFESA CIVIL Foram muitos os estragos causados pela chuva na cidade nos últimos dias. A Jove Soares voltou a inundar, outras vias viraram rios literalmente, uma cratera se abriu na comunidade rural dos Lopes e até o muro do Tropical caiu. A Defesa Civil, órgão primordial para mostrar serviços nessas horas, não deu sinal de vida até o fechamento da coluna. Cadê a nova coordenadora da área? Quem é e porque não se apresentou à população? Merecem esclarecimentos públicos, a atuação da Defesa Civil em Itaúna na chuva, e a nomeação. Do contrário, não faz o menor sentido mantê-la.

TOME ÁGUA ABAIXO A impermeabilidade do solo é grave problema na região central e a construção civil parece não dar a menor bola a respeito. Em todo temporal a situação se repete. Muito concreto, asfalto e correnteza desce com grande força, acumulando no Córrego do Sumidouro. Mãos aos céus por nenhum cidadão ter sido vítima das recorrentes inundações da Jove Soares até agora. Onde está a Regulação Urbana? Quais são as fiscalizações e sanções aplicadas a respeito? Será necessário uma morte para uma grande discussão a respeito?

COMPROMISSO Responsabilidade social, já disse aqui, tem passado longe do empresário itaunense. A palavra sustentabilidade então…

SEGURANÇA NO CARNAVAL Reunião entre a Polícia Militar, representantes dos oito blocos do Circuito da Jove Soares e segurança privada, na quarta-feira (20), alinhou esquema de segurança para o Carnaval 2019. Uma das demandas é para que os blocos de bairros procurem as autoridades para a organização. Nos últimos eventos de pré-Carnaval, o Corpo de Bombeiros foi firme na fiscalização.

Pau de Gaiola teve recorde de público em 2018. Foto: Prefeitura de Itaúna

FARRA DAS AUTO-ESCOLAS Não entendo como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) não foi capaz, até o momento, de dar uma resposta pública em relação à farra das auto-escolas em Itaúna. Tirar uma licença ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) custa quase que o dobro do que em Divinópolis e região. Fora outros abusos, como apenas uma auto-escola oferecendo aulas práticas para a categoria D voltada à ônibus e carretas. Monopólio!

CONCESSÃO Cobrança de cidadão na Tribuna Livre da Câmara em relação à qualidade dos táxis é reflexo da conveniência do serviço na cidade. Uma concessão que deveria estar à serviço da população, atende na prática os interesses do taxistas. Se concentram na Praça Dr. Augusto Gonçalves durante o dia, não circulam pela cidade e a noite somem do ponto. Isso sem falar em taxista com placa cadastrada na zona rural e que nunca apareceu por lá. Uber e 99 Táxi ainda não descobriram o mercado de Itaúna. Ainda. O mundo muda.

Táxis na Praça Dr. Augusto Gonçalves. Foto: Bruno Freitas/Viu Itaúna

CONCESSÃO (2) O mesmo comentário vale para empresas de ônibus em linhas intermuncipais. O Buser, aplicativo de agendamento de viagens, é realidade. Ar-condicionado, wi-fi e viagens diretas estão nos ônibus que trafegam na MG-050 com destino à Divinópolis, Arcos e Formiga, dentre outras cidades da região. O passageiro de Itaúna merece um mínimo de conforto. Vale investir um pouco mais e se atualizar ao mercado. O retorno será muito positivo, garanto.

MG-050 Mais um grave acidente com feridos foi registrado na MG-050, próximo ao pedágio. O local é ponto de ultrapassagens, já que no trecho até o acesso à Váreza da Olaria, agora com radar de 60 km/h, a faixa é contínua. O governo de Minas lavou as mãos, literalmente, para a celeuma da Parceria Público Privada (PPP): pedágio caro e estrada de 1967 sinalizada. A voz dos 17 vereadores de Itaúna tem feito falta nessa luta.

FALE COM A COLUNA viuitauna@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post DEER descarta multas por causa de falha em radares na MG-431; conserto será realizado nos próximos dias
Next post Carnaval 2019: Banda Esplendor e Glória desfilará na Praça da Matriz em 2 e 4 de março