Coluna Ponto de Vista – 27 de fevereiro de 2021

Bruno Freitas*

FÓRUM EM 2023 As obras do novo fórum da Comarca de Itaúna deverão ser retomadas no fim de abril, de acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Na segunda-feira (22) foi publicado o julgamento da habilitação das empresas que concorreram à licitação. A obra do edifício, cujo prazo de conclusão agora é o início de 2023, foi interrompida por descumprimento da empreiteira contratada, informa o órgão, em nota à coluna.

TAPUMES O TJMG afirma que os tapumes que cercam a construção, derrubados pela chuva, serão recolocados na próxima semana. “Já foi providenciado empenho para contratação dos serviços de recuperação”, esclarece.

Tapumes da obra do novo fórum, no Boulevard Lago Sul, serão recolocados na próxima semana, afirma TJMG. Foto: Sérgio Machado/Divulgação ao @viuitauna

FILAS EM VÃO A correria dos motoristas itaunenses aos postos de combustíveis nesta sexta-feira (26) acabou em vão. Os tanqueiros anunciaram ainda durante a noite o fim da greve da categoria. Mais cedo, o governador Romeu Zema (Novo) se comprometeu a criar um grupo de trabalho para avaliar o pedido de redução do ICMS sobre o diesel, de 15% – contra 31% sobre a gasolina. Em 2020, a arrecadação do ICMS em Minas chegou a R$ 9,9 bilhões, dos quais 35,4% (R$ 3,5 bi) sobre o diesel.

REABASTECIMENTO A previsão do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (SindTanque/MG) é de que os postos da Grande BH sejam reabastecidos ao longo deste sábado (27).

Itaunenses voltaram a correr aos postos de combustíveis por receio de desabastecimento. Fotos: Bruno Freitas/Viu Itaúna

BEST DIGITALS Enquete sobre os influenciadores mais admirados em Itaúna, no Instagram do @viuitauna, despontou o nome da engenheira e especialista em gestão Patrícia Fonseca, que atua no mercado de mineração.

CAPTAÇÃO PLUVIAL Com o asfaltamento de vias por toda a cidade, a chuva trouxe de volta à discussão em torno da captação pluvial. O ex-vereador Joel Arruda (PL) apresentou emenda sobre a questão, mas que não chegou a ser colocada em votação. “A base governista rejeitou na época. Fiquei muito chateado com isso”, contou Joel à coluna. “Na emenda só poderia asfaltar as ruas depois de se avaliar a captação pluvial, ligações de água e esgoto em lotes vagos, para depois não precisar furar o asfalto”, explica ele.

Nesta sexta-feira (26), caminhão e ônibus caíram em buracos em obra do SAAE, no Padre Eustáquio

TRATAMENTO PRECOCE Uma palestra do cirurgião Mateus Drumond sobre tratamento precoce da COVID-19, em 8 de março, foi adiada, segundo o Instagram do médico, por alteração de agenda. O evento pretende abordar pesquisas e dados científicos, com o tema “esvaziando UTIs e salvando vidas”.

CAIXA DOIS ELEITORAL A promotoria de Justiça de Itaúna abriu procedimento para investigar denúncia, reavivada durante as eleições, de “contribuição de campanha” na Prefeitura. Em abril de 2018, o presidente da Câmara Alexandre Campos (DEM) subiu à tribuna para acusar o prefeito de se reunir com secretários, para pedir à cargos comissionados e agentes políticos da Prefeitura 3% do salário. O caso foi citado na campanha de Marcinho Hakuna (PSL), apontando levantamento de fundos, em espécie, para a campanha de Neider Moreira (PSD) em 2020. Agora o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) quer ouvir os citados.

Neider, sobre nova ação do MPMG: “porque eu, deputado, não poderia opinar?”

AUTOPROMOÇÃO Neider é alvo de ação civil pública do MPMG por improbidade administrativa, por “uso indevido” de verba indenizatória de divulgação de atividade parlamentar, enquanto era deputado estadual. A 17ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público sustenta que o atual prefeito se autopromoveu em 11 entrevistas concedidas à uma emissora de rádio de Itaúna, com comentários depreciativos contra a administração anterior, “típicas de campanha política” e em “evidente desvio de finalidade”.

EM TRAMITAÇÃO À coluna, Neider disse que não houve autopromoção e deu apenas a sua opinião como cidadão. “As pessoas opinam todos os dias nas redes sociais, porque eu, deputado e representante da cidade, perguntado, não poderia opinar?” questiona o prefeito de Itaúna. O caso foi revelado pelo jornalista Lucas Ragazzi. A ação é assinada pelo promotor de Justiça Francisco Rogério Barbosa Campos e tramita na 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte.

*Bruno Freitas, 36 anos, é jornalista e editor do @viuitauna

2 thoughts on “Coluna Ponto de Vista – 27 de fevereiro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Caminhão e ônibus caem em buracos em obra do SAAE na Av. Lenhita; solo estava úmido após a chuva
Next post Casa nova – garagem da Viação Itaúna já funciona no bairro Olímpio Moreira; veja fotos!