Buracos invadem as ruas de Itaúna e atormentam os motoristas; programa de pavimentação não é suficiente

@viuitauna

Em meio à temporada de chuvas, os buracos voltaram a tomar conta das principais vias de acesso aos bairros de Itaúna. Apesar de a Prefeitura executar desde o ano passado um programa de pavimentação asfáltica orçado em R$ 3,7 milhões, as obras não têm sido suficientes para cobrir os estragos. Em algumas vias, como a Joaquim Soares Nogueira, no bairro Itaunense, e a Albino Santos, em Santanense, as aberturas tomaram conta de toda a pista. Motoristas reclamam de danos causados aos veículos, além dos riscos de acidentes de trânsito. Ao @viuitauna, a Prefeitura reconhece que as operações tapa-buracos estão paralisadas, mas afirma que exige da empresa prestadora do serviço massa asfáltica de qualidade.

Uma operação tapa-buracos foi cobrada por vereadores na reunião extraordinária da última quinta-feira (7), após o recesso de Carnaval. Os edis cobram da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços maior esforço e urgência para a manutenção nas vias de maior movimento. Antônio de Miranda, o Toinzinho (PHS), utilizou a Tribuna para reclamar da qualidade da massa asfáltica utilizada. Segundo Joel Arruda (PSD), o secretário de Infraestrutura e Serviços, Silmar Moreira, garantiu que uma operação tapa-buracos será realizada em toda a cidade em um prazo de até 40 dias.

“Tem muita gente danificando veículo, tem muita gente revoltada, e Itaúna nunca esteve com tanto buraco como está tendo agora. Todo lugar que você vai, não consegue andar 100 metros nessa cidade sem passar por um buraco, a não ser a área central que foi asfaltada”, reclamou Toinzinho.

O vice-presidente da Casa, Hudson Bernardes (PSC), alega que a Prefeitura realiza o asfaltamento das ruas de Itaúna de forma descentralizada e não somente no Centro. Também da base aliada do Prefeito Neider Moreira (PSD), Lacimar Silva, o Três (PSL), reconheceu que as últimas remessas de massa asfáltica recebidas vieram com qualidade inferior, mas afirma que a empresa prestadora do serviço compensou a falha com o envio de novo lote.

Pavimentação da Rua Dorinato Lima será concluída juntamente com a Rua Vasco Mendes.
Foto: Prefeitura de Itaúna

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA Iniciada em janeiro, a segunda etapa do programa de pavimentação asfáltica executado pela Prefeitura contempla apenas cinco vias e uma delas, a Rua Vasco Mendes, que liga o Morro do Engenho à MG-431, ainda sequer foi executada. Apesar de o Poder Executivo reconhecer que a recuperação é fundamental para melhorias no fluxo de veículos na cidade, em 2018 as obras de recapeamento contemplaram apenas vias da região central de Itaúna (leia mais a seguir).

OUTRO LADO Ao @viuitauna, a Prefeitura afirma que o atual contrato de tapa-buracos entrou em vigor em 5 de fevereiro, e desde então vem exigindo da empresa vencedora da licitação, Epav, massa asfáltica de qualidade. Dessa forma, as operações estão paralisadas e em fase de análise. Caso os problemas persistam, será acionada outra empresa para a prestação do serviço.

SAIBA MAIS
Vias recapeadas em 2018:

Praça Doutor Augusto Gonçalves
Praça João Nogueira
Rua Coronel Osório Camargos
Rua Geniplo Dornas
Rua Dr. José Gonçalves
Rua Gonçalves da Guia
Rua João de Cerqueira Lima
Rua Melo Viana
Rua 13 de Maio
Rua 15 de Novembro (parte)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Na véspera do Dia Internacional da Mulher, cidadãs criticam fala de Lucinho de Santanense sobre violência contra o sexo
Next post Neider assina retomada das obras da nova sede da Prefeitura; orçamento é R$ 2,1 milhões maior