Festival gastronômico movimenta a noite itaunense; conheça o prato servido nesta quarta-feira (29)

Bruno Freitas
@viuitauna

Começou em 13 de maio e vai até 21 de junho a edição 2019 do Cultura de Buteco, tradicional festival gastronômico realizado em Itaúna. Nesse ano são 34 dias de programação, com 34 bares e restaurantes concorrendo ao título de melhor prato ou tira-gosto da cidade. Cinco dos estabelecimentos são novidade, afirma o realizador do evento, Washington Damião.

“Para 2019 ampliamos o julgamento dos pratos, valorizando a temperatura da bebida e a climatização dos bares. Jiló, pimenta calabresa e raspa de requeijão são alguns dos ingredientes. O bacana é a criatividade de cada estabelecimento, harmonizando os sabores”, aponta o realizador.

A primeira noite do festival, que tem movimentado a noite da cidade, aconteceu no restaurante Alfajor/Anfitriã, de Rafisa Fonseca, uma das apoiadoras gastronômicas, junto a chef Renata Castro, da cantina de mesmo nome, e Valéria Campos, da TV Cidade Itaúna. O festival já passou pelo Juliu’s Bar, Strigo Empório Bar, Resenha, Vinnil Rock Bar e Creperia Girassóis, dentre outros.

Nesta quarta-feira (29), o Cultura de Buteco esteve no Botequim Gourmet. O prato selecionado pela casa foi o Braciola, um bife a rolê no molho madeira com alcatra, recheio de bacon e cenoura, acompanhado de batata bolinha lambuzada na mostarda com alho frito salpicado (R$ 35). O @viuitauna experimentou o prato, que se sobressai pelo sabor apimentado do molho, com pimenta biquinho. O prato foi eleito o melhor de 2018.

Braciola, bife a rolê no molho madeira com batata bolinha lambuzada na mostarda

AVALIAÇÃO DOS PRATOS
O júri do Cultura de Buteco é composto de quatro membros, sendo dois fixos e os dois chefs de cozinha e membros da imprensa. São avaliados quesitos de atendimento, apresentação do prato, sabor, higienização do ambiente e climatização da bebida.

“Particularmente acho que a cerveja tem de estar sempre gelada, mas também há outras bebidas que tem de ser servidas mais quentes. O importante é estar climatizado com o festival”, ressalta Damião.

Washington Damião, realizador do evento, e Rodolfo Herculano (Botequim)

Mais informações estão disponíveis na página https://www.facebook.com/culturadebuteco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Pedágio da MG-050 fica 5,08% mais caro a partir de 13 de junho; confira a nova tabela de preços
Next post Motociclista de 19 anos morre após colidir com coqueiro na Manoel da Custódia; via tem registrado constantes acidentes