Sinal digital da TV Integração volta a sair do ar em Itaúna; vereadores cobram solução para o problema

@viuitauna

Promessa de melhor qualidade de imagem e som, o sinal digital da TV aberta tem ficado aquém do esperado em Itaúna, apresentando constantes falhas de transmissão. Nesta semana, a TV Integração, afiliada da Rede Globo, voltou a sair do ar durante a programação, inclusive na região central da cidade, com recepção próxima ao Morro do Bonfim. Outras emissoras de TV – como Canção Nova e Rede Vida – também tem tido inconstâncias com a tecnologia, exigindo uma maior atenção para a situação.

O sinal analógico de TV foi desligado em Itaúna em novembro de 2017, junto com outros 38 municípios da Grande Belo Horizonte e cidades próximas. Na época, cerca de 5 mil kits de conversores foram distribuídos entre famílias carentes do Município, em um trabalho coordenado pela empresa Seja Digital com o apoio da Prefeitura de Itaúna. O kit era composto de antena UHF, conversor com controle remoto e cabos.

Na reunião plenária do último dia 7, vereadores voltaram a cobrar soluções para os problemas com o sinal digital. Gleison Fernandes, o Gleisinho (PSDB), disse que em recente viagem à Brasília entregou ofício ao secretário de Radiofusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elifas Chaves Gurget do Amaral, exigindo um posicionamento a respeito. Como exemplo dos problemas, o edil citou o Morada Nova, onde o sinal da TV Integração não é captado em alguns pontos do bairro.

“Alguns canais deixaram de ser sintonizados com o desligamento do sinal analógico e outros canais, já com o sinal digital, não estão sendo sintonizados inclusive dentro do perímetro urbano. Outros canais também têm sua imagem distorcida. Isto tem gerado muita revolta e indignação em nossa cidade”, afirma Gleisinho.

Preocupados com a qualidade das transmissões, os vereadores cobram do Poder Executivo atuação junto às emissoras. Em 2 de abril, Antônio de Miranda, o Toinzinho (PHS), afirmou que canais como Canção Nova e Rede Vida ficam muito tempo fora do ar, sendo necessário verificar mecanismos para garantir a retransmissão.

OUTRO LADO O @viuitauna entrou em contato com o setor de Engenharia da TV Integração, em Divinópolis. Segundo um dos técnicos responsáveis, equipes da emissora tem vindo a Itaúna com frequência verificar a operação do transmissor responsável pela distribuição do sinal, no Morro do Bonfim, sempre que solicitados. O equipamento é sensível ao calor e funciona com ar-condicionado, o que poderia justificar as constantes quedas. Uma nova visita foi solicitada após o contato da reportagem.

3 thoughts on “Sinal digital da TV Integração volta a sair do ar em Itaúna; vereadores cobram solução para o problema

  1. Estou sentindo falta de ver jornal nacional e também as novelas. Não gosto de sair de casa , minha distração é assistir tv. Por isso estou ansiosa, pois eu chego em casa,pra descansar depois do trabalho e minha zona de conforto assistir minhas novelas da globo e o jornal nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Vídeos distorcem segunda etapa de asfaltamento em ruas do Lourdes e Padre Eustáquio; saiba o por que
Next post Tarifa de pedágio da MG-050 aumenta 78,79% em 11 anos; próximo reajuste está previsto para junho