PPP DA MG-050 Em 11 anos de cobrança, pedágio da MG-050 aumentou em média 87,88%, dos R$ 3,30 iniciais para carros de passeio, em junho de 2008, para R$ 6,20, a partir do próximo dia 13. O reajuste de tarifa é anual, conforme o contrato de concessão patrocinada da rodovia. Mas faz tempo que o Governo de Minas não atualiza o site (http://www.ppp.mg.gov.br/sobre/projetos-de-ppp-concluidos/ppp-rodovia-mg-50) com informações sobre a PPP. O último Verificador Independente, que tem a função de aferir indicadores de qualidade e desempenho referentes aos serviços prestados pela AB Nascentes das Gerais, foi publicado em maio de 2013.
MG-050 (2) No último dia 21, o secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, vistoriou as obras da rodovia em Divinópolis, cujo cronograma se arrasta a passos lentos. “Nós ainda estamos mapeando, a equipe da Nascentes nos mostrou quais são as principais intervenções que devem ser realizadas aqui. Vamos avaliar as razões esclarecidas por parte da concessionária com relação aos atrasos nas obras, e verificar a procedência destas justificativas”, disse. O governo Zema dormiu no ponto e já começou com uma tremenda marcha-a-ré na MG-050. Faltou assertividade na visita do secretário. Barcelos deveria cobrar. Não só ouvir.
MG-050 (3) A AB Nascentes promete entregar a nova ponte sobre o Rio Pará até o fim de junho. O novo acesso à Av. JK e a duplicação entre os km 123,56 e km 124,92, na região do Alvorada e Serra Verde, ficam para o final do ano. O acesso e retorno ao Distrito Industrial, no km 118,7 tem previsão de conclusão para dezembro. Acompanhemos.
REAJUSTE DE 80% Oi comunica clientes, por telefone, reajuste de cerca de 80% no plano de telefonia fixa e Velox, para implantação de fibra ótica em Itaúna. Procurada, a assessoria de imprensa da Oi, em Belo Horizonte, não retornou a coluna. O serviço da operadora é ruim, para não dizer precário. Constantes quedas de conexão da internet e atendimento desrespeitoso por telefone são problemas. Empresas locais de internet, que investem em inovação e infraestrutura, surfam no sucateamento da ex-estatal.
DINHEIRO PÚBLICO Em tempo de austeridade, qual a necessidade de a Prefeitura veicular publicidade do Arraial das Creches, em horário nobre (MG1), na TV Integração?
QUEDA DE SINAL Por falar na Globo, o sinal do canal cai a todo o momento em Itaúna. A transmissão de TV digital, que prometia evolução, tem deixado a desejar.
BASE REUNIDA Iago Santiago, o Pranchana Jack (Avante), diz não fazer parte da base do governo. Mas o que fazia na comemoração da eleição da atual Mesa Diretora da Câmara, no bar Juliu´s, em 19 de dezembro? Estavam presentes o prefeito Neider Moreira (PSD), o chefe de gabinete Valter Amaral, o então procurador da Câmara e hoje procurador do Município, Helimar Parreiras, o presidente eleito Alexandre Campos (MDB), o vice Hudson Bernardes (PSC) e Marcinho Hakuna (PSL), dentre outros membros governistas. Hudson venceu a primeira eleição da Mesa em 19 de novembro, suspensa pela Justiça após denúncias de interferência do Poder Executivo no processo. A gravação telefônica de Iago contra Alex Artur, o Lequinho (PSDB), por suposta compra de votos, surgiu dias antes da comemoração no bar.
MEA CULPA Visto com frequência nos corredores da Câmara aconselhando Pranchana, Hakuna fez uma mea culpa para mais um ataque do colega contra a imprensa e a vereadora Otacília Barbosa (PV), que chamou a polícia, no último dia 21. Hakuna disse ter sido procurado por Iago em fevereiro, onde ele apresentou um “quadro bastante assustado”. “Sugeri à ele que buscasse ajuda psicológica, especialmente. Não quero entrar no mérito de nada que aconteceu, até porque temos uma comissão devidamente constituída”, disse, sobre a Comissão de Ética da casa, que investiga a denúncia contra Lequinho. Pranchana apresentou laudo médico e se afastou por até 30 dias. Por que Hakuna, ex-presidente da Casa, só se pronunciou agora? Melhor ter ficado calado.
REFLEXÃO
“O Poder Legislativo como um todo precisa fazer uma reflexão. E a Mesa Diretora, principalmente, que é quem dirige os trabalhos. Tá ficando muito ruim a imagem do Poder Legislativo”,
Antônio de Miranda, o Toinzinho (PHS), alertando Campos depois do BO de 21 de maio.
CORTINA A cada dia ficam mais claras as intenções políticas por trás das recentes ações na Câmara, que conduziram o ex-opositor ferrenho Alexandre Campos à presidência da Mesa, em uma conturbada eleição, apoiando o governo Neider, massivamente criticado pela população.
SEI… Página de engajamento político Contraponto, em rede social, diz que é aberta à participação popular, mas censura comentários. Olha a incoerência gente!
FALE COM A COLUNA viuitauna@gmail.com