Coluna Ponto de Vista – 13 de julho de 2019

Excepcionalmente, a coluna não foi publicada no jornal Folha do Povo deste sábado (13). Pedimos desculpas aos leitores.

CONCESSÕES DE TERRENO A Câmara Municipal aprovou mais um Projeto de Lei (97/2019) de concessão de terreno à empresa em mais uma reunião extraordinária, na última terça-feira (9). Com essa, são 20 as destinações aprovadas pelos vereadores apenas no primeiro semestre do ano, com a justificativa de desenvolvimento, geração e emprego em Itaúna. Fundada em 1994, a empresa IHM Engenharia e Sistemas de Automação, sediada no Buritis, em Belo Horizonte, recebeu do Município 21 lotes de 37.314 m². O valor de mercado do terreno doado é de R$ 1,938 milhão e a previsão é de 350 novos empregos diretos, de acordo com o vereador Antônio de Miranda, o Toinzinho (PHS).

TERRENO (2) Projetos dessa envergadura são louváveis e necessários ao desenvolvimento Itaúna.

TERRENO (3) Questionável são outras empresas, que já tinham sede na cidade e contam com enxuto quadro de funcionários, contempladas. Tem empresário que roda com dois veículos nas ruas e recebeu terreno público. Fora denúncias que a coluna recebeu envolvendo agentes públicos no processo. Como diria o Adolfo: em sociedade tudo se sabe.

Autotrans propõe retirar cobradores para manter tarifa. Foto: Bruno Freitas/Viu Itaúna

TARIFA X COBRADORES Autotrans não se posicionou, até o fechamento da coluna, sobre a possibilidade de manter a atual tarifa com a condição de retirar os 50% de cobradores restantes, o que favorece politicamente o prefeito Neider Moreira (PSD) nos meses que antecedem as eleições 2020. Autor da Lei Hakuna, que determina a presença do agente de bordo no transporte coletivo de Itaúna e aliado de Neider, Marcinho Hakuna (PSL) diz estar ciente da possibilidade. Para o vereador, a decisão cabe ao prefeito. “Minha lei teve os efeitos suspensos e a concessionária ganhou na Justiça. (Retirar os cobradores ou não) é ato discrissionário do prefeito, então penso que eles devem conseguir. Mas vai dar barulho”, ressaltou.

PORTAS FECHADAS Mais uma vez o Governo Zema veio à Itaúna se achando a última bolacha do pacote, se reunindo a portas fechadas para discutir a segurança pública na cidade. Em pauta novos presídio e sede da Delegacia de Polícia Civil, projeto da APAC Juvenil e reforço de efetivo. Depois de tantas promessas, só acredito em fatos. Até o momento, mera politicagem, reforçada para as eleições 2020.

CADÊ O VÍDEO? Solicitadas por Gláucia Santiago (PSD), as imagens do circuito interno sobre as faixas apócrifas contra vereadores, em plenário no último dia 28, ainda não foram disponibilizadas pela Câmara. A justificativa do Gerente Administrativo e Financeiro, Jean Carlos Silva, é de que aguarda a empresa de TI. “Ela quem nos fornece isso”, diz Jean. Informação enviada à coluna aponta envolvimento de parente de vereador e assessor legislativo no caso. Somente o plenário conta com três câmeras, além da portaria e fachada do edifício. A disponibilização integral das imagens, sem cortes, responderá as dúvidas que pairam no ar.

Faixas colocadas em plenário acusam vereadores de envolvimento no caso dos pastéis. Foto: Divulgação/Redes sociais

VÍDEO (2) Semanas atrás imagens da tentativa de agressão de um assessor a um vereador foram disponibilizadas em poucas horas. As imagens também viralizaram nas redes sociais.

VÍDEO (3) Nos dois dias que antecederam a reunião do dia 28, carro de som circulou pelas ruas de Itaúna conclamando a população com música de circo e sugerindo negligência de vereadores no caso dos pastéis recheados envolvendo Alex Artur, o Lequinho (PSDB). A voz é a de um frequentador costumaz da galeria da Câmara.

EMPURROTERAPIA Concessionária que recentemente mudou de nome apresenta em revisão de 20 mil km para automóvel propostas de lubrificação de portas e maçanetas (Kit Revisão) e higienização do ar-condicionado, além da troca regular de filtro. Como diria o Boris, é preciso ficar atento à serviços desnecessários empurrados por concessionárias. Nem tudo é crítica: atendimento prestativo e cortês, com serviço leva e busca – algo que outras concessionárias não fazem.

FALE COM A COLUNA viuitauna@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Belgo Bekaert anunciará novo investimento em Itaúna para produção de arames para pneus, diz Neider
Next post #Circo? Câmara alega defeito, distorce datas e não disponibiliza imagens para identificar faixas contra vereadores em plenário