134 ocorrências de queimadas já foram registradas em Itaúna em 2019; mês de julho lidera estatísticas

@viuitauna

Julho foi o mês que mais registrou queimadas em Itaúna em 2019, com 47 casos, contra 33 em junho e 31 em agosto. Somado o período de janeiro a agosto, a cidade já registra 134 ocorrências do gênero no ano, oito a mais do que em 2018, conforme dados enviados pelo 4º Pelotão de Bombeiros Militar ao @viuitauna. O aumento nas estatísticas, ainda que pequeno, alerta para os riscos à saúde no período, de clima seco e escassez de chuvas, deixando a vegetação suscetível ao fogo.

Na semana passada o fogo voltou a atormentar a vida do itaunense, com focos nas matas dos bairros Morada Nova, Veredas, Barragem do Benfica e Morro Grande. A fuligem proveniente das queimadas invade as residências, exigindo um esforço constante dos moradores para a limpeza.

Historicamente o problema se agrava no período de estiagem, que vai de abril a setembro. Em 2019 ainda há o agravante da onda de calor em pleno inverno, com chuvas acumuladas de apenas 1,4 milímetros na região Centro-Oeste durante o mês de setembro. Na tarde do último dia 12, a capital Belo Horizonte registrou o dia mais quente e seco do ano, com umidade relativa do ar de 15% e temperatura de 35,4°C. O nível mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%.

Para essa semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para Itaúna é de temperaturas de 13°C a 31°C, com umidade relativa do ar de 28% a 68%. Deverá chuviscar na quinta-feira (26), com pancadas de chuva e trovoadas na sexta-feira (27) – não chove forte na cidade há cerca de 100 dias.

CRIME AMBIENTAL Atear fogo é crime, passível de detenção de dois a quatro anos e multa, além de impactar diretamente na saúde de pessoas mais vulneráveis – como crianças e idosos. Nos casos em que os autores são identificados, o Corpo de Bombeiros imediatamente os encaminha à Delegacia de Polícia Civil.

Comandante do Pelotão de Itaúna, o tentente Alexandre Campos, ressalta a importância de a população itaunense se conscientizar para o problema. “É importante que cada um faça a sua parte”, afirma.

SAIBA MAIS
Ocorrências de queimadas em Itaúna

2019
Janeiro 9
Fevereiro 3
Março 1
Abril 4
Maio 6
Junho 33
Julho 47
Agosto 31
Total: 134

2018
Janeiro 1
Fevereiro 0
Março 0
Abril 11
Maio 14
Junho 19
Julho 38
Agosto 14
Total: 126

Fonte: CINDS/BM2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post SAAE realiza caça vazamentos para minimizar falta d’água em Itaúna, mas alerta para uso inconsciente
Next post Opinião: A falência dos cemitérios de Itaúna