Gastos da Câmara em 2019 incluem R$ 19 mil em mobiliário e R$ 6,5 mil com manutenção de jardim

@viuitauna

Entre gastos realizados em 2019, a Câmara Municipal contratou mais de R$ 19 mil na aquisição e reforma de mobiliário e pelo menos R$ 6,5 mil com a manutenção do jardim gradeado, que cerca o edifício sede do Poder Legislativo na Rua Getúlio Vargas, no Centro de Itaúna. Os custos, relacionados como despesas no Portal da Transparência, também incluem a compra de uma máquina fotógrafica digital de R$ 3.010 e a confecção de 100 camisetas do Programa Parlamento Jovem, por R$ 2.290.

Somados, os valores totalizam mais de R$ 31 mil, desembolso próximo aos itens e serviços contratados para a solenidade de Outorga de Condecorações 2019, realizada no último dia 20 no Grande Teatro da Universidade de Itaúna. O levantamento foi publicado pelo @viuitauna na última sexta-feira (11).

Em 4 de setembro a reportagem questionou a Câmara sobre o custo estimado das reuniões plenárias, realizada às 17h de terças-feiras, mas ainda não recebeu resposta. A justificativa então apresentada pela Gerência Administrativa e Financeira foi de que os custos estão sendo levantados.

GASTOS EM 2019 Entre os móveis adquiridos nesse ano chamam a atenção 17 cadeiras giratórias orçadas em R$ 5.587,90 e dois sofás para a antesala do plenário, de R$ 3.400. O gabinete da presidência, que tem à frente o vereador Alexandre Campos (MDB), também foi agraciado com um um frigobar no valor de R$ 1.094.

Já a máquina fotográfica, com kit de lentes e cartão de memória de 64 GB, foi adquirida em uma loja de informática de Itaúna, por R$ 3.010, para uso da assessoria de comunicação da Casa.

Somente com publicidade, o orçamento da Câmara para 2019 é de R$ 240 mil, apontam as informações do Portal da Transparência.

Confira o comentário no quadro Ponto de Vista do Jornal Cidade em Notícia:
https://www.facebook.com/TVCIDADEITAUNA/videos/560992694637763

CUSTO DAS REUNIÕES Sobre as reuniões plenárias, a Câmara apontou, por e-mail, que além dos 17 vereadores os encontros semanais contam com a participação de operador de som, assessor de imprensa, procurador, assessor legislativo, assessor jurídico, gerente administrativo e assessor parlamentar, dois operadores de câmera e transmissão e um técnico em áudio, terceirizados.

Os serviços incluem produtora de TV para transmissão via YouTube, internet, som para captação e registro por áudio, energia elétrica, padaria, para fornecimento de lanche e café aos edis e cidadãos, e limpeza, para manutenção do plenário.

Não há bonificação extra para os vereadores. As reuniões devem ter duração máxima de quatro horas e em caso de convocações extraordinárias, o aviso deve ser realizado com no mínimo 24h de antecedência.

Também não há um limite de número de Projetos de Lei apresentados por reunião.

OUTRO LADO Sobre os gastos apontados, a Câmara não se pronunciou até a publicação da matéria.

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