ArcelorMittal promove Curso de Horta Caseira para comunidades de Pinheiros e Vieiras, em Itatiaiuçu

@viuitauna

Ter uma horta em casa é simples, mas é preciso conhecer regras básicas, como local, tipo de hortaliças, calendário de plantio e a diversidade das culturas, entre outros detalhes. Pensando nisso, a ArcelorMittal Mineração Serra Azul, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itaúna, realizou nessa semana o Curso de Horta Caseira.

Voltada às comunidades de Pinheiros e Vieiras, em Itatiaiuçu, a capacitação realizada no Posto de Atendimento de Pinheiros teve como objetivo prosseguir no desenvolvimento das comunidades residentes no entorno das operações da mineradora.

Foram dois dias de programação, voltados à aprendizado teórico e aulas práticas de plantio. Os alunos aprenderam sobre a importância das hortas caseiras e suas vantagens; identificação da fisiologia vegetal; planejamento; preparo do composto orgânico; produção e preparo de mudas e canteiros; semeaduras, característica dos pontos para colheita e preparo pós-colheita.

Também foram ministrados conteúdo sobre cuidados com o meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.

OPERAÇÃO EM ITATIAIUÇU Em julho, a ArcelorMittal decidiu retirar cerca de 30 famílias de casas próximas após atualizar estudo sobre áreas que poderiam ser atingidas em um possível rompimento da barragem da mina Serra Azul. O risco da estrutura foi elevado para o nível 2 em fevereiro, após o rompimento mortal de uma barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho. Na ocasião, foram retiradas 200 pessoas de suas casas em Itatiaiuçu.

A barragem de Itatiaiuçu foi construída pelo método de construção a montante, mesmo utilizado na barragem rompida, mas a empresa destaca que a mina Serra Azul não necessita da barragem para operar. A ArcelorMittal utiliza atividades que não geram rejeito úmido, com técnicas de empilhamento a seco e em cava, produzindo, segundo a empresa, cerca de 1,2 milhão de toneladas de concentrado e minério granulado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Serviço de mototáxi terá 71 vagas regulamentadas em Itaúna; chamamento vai até 4 de dezembro
Next post Prefeitura recebe IVECO Tector para o Canteiro de Obras; caminhão é o penúltimo de renovação de frota