@viuitauna
Em vídeo divulgado nas redes sociais, os vereadores Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (PP), e Antônio José de Faria, o Da Lua (PSDB), criticaram o secretário Municipal de Regulação Urbana, Paulo de Tarso Nogueira, por ter realizado uma reunião de portas fechadas com mototaxistas, na manhã de hoje (21). A regulamentação do serviço em Itaúna tem sido discutida com a categoria desde a última segunda-feira (18), quando foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, de forma a flexibilizar o Chamamento Público 013/2019, que impõe novas regras à atividade.
Ao @viuitauna, a Prefeitura de Itaúna afirma que o primeiro edital do chamamento foi cancelado e as reinvidicações solicitadas pelos mototaxistas serão acatadas.
Em nota, o Poder Executivo se posicionou sobre a crítica dos vereadores afirmando que a reunião foi um ato administrativo, definindo em conjunto com a categoria o que foi discutido na audiência pública.
“Mais uma vez o Secretário age com desrespeito. Nesta quinta-feira a vereadora Márcia e eu fomos impedidos de participar de uma reunião na Secretaria de Regulação Urbana junto dos mototaxistas. Nosso objetivo é apoiar uma causa nobre dos mototaxistas, que lutam pela regulamentação deste serviço. Mas não pudemos participar da discussão, por impedimento do secretário, apesar de ser um assunto público, de interesse de todos”, reclamou Da Lua.
REINVIDICAÇÕES DA CLASSE Os mototaxistas solicitam a dispensa do mototaxímetro nos veículos, elevação da idade máxima das motocicletas de seis para oito anos, expansão do horário de funcionamento do serviço para 24h/dia e o aumento do número de vagas de mototáxis de 70 para 140, na região central de Itaúna, dentre outras medidas.
O processo de regulamentação do mototáxi foi anunciado no início de novembro. Ao todo serão distribuídas 71 vagas para o serviço, que terá uma permissão concedida por pessoa física. A permissão será intransferível, inalienável e válida por um ano, podendo ser renovada por igual período quando atendidas todas as normas.