@viuitauna
O Hospital Manoel Gonçalves obteve o primeiro aval do governo de Minas Gerais para implantar o serviço de hemodinâmica, para procedimentos cirúrgicos ligados ao coração, em Itaúna. O processo segue agora para homologação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Belo Horizonte, e na sequência o Ministério da Saúde, em Brasília, onde será publicada a portaria de habilitação do serviço.
Uma reunião na manhã desta segunda-feira (2) na Superintendência Regional de Saúde, em Divinópolis, discutiu as tratativas do processo. O encontro contou com a presença do prefeito Neider Moreira (PSD), do deputado estadual Gustavo Mitre (PSC), do secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, e da provedora da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, entidade mantenedora do hospital, Marilda Chaves.
A hemodinâmica contempla procedimentos de alta complexidade em cardiologia e endovasculares intervencionistas, como colocação de pontes de safena, cateterismo e stent.
PRIMEIRO PASSO Durante a reunião, o Superintendente Regional de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, informou, que na última semana, uma reunião do Comitê Regional Intergesterores aprovou a instalação do serviço em Itaúna.
A hemodinâmica em Itaúna é um sonho antigo da comunidade e dos profissionais de saúde. A possibilidade surgiu a partir do recente anúncio da expansão do hospital, com a construção de uma nova ala com 32 leitos, com aporte do grupo empresarial J. Mendes.