Castramóvel definitivo começa a funcionar em Itaúna até março de 2020; meta é atender 200 animais/mês

@viuitauna

Depois de duas visitas, em 2017 e 2018, por meio da ONG Ajuda, Itaúna contará definitivamente com um Castramóvel, unidade móvel de castração de animais de rua cujo objetivo é evitar a transmissão de doenças e controlar a população de cães e gatos. Um trailer adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde com recursos de emenda parlamentar foi entregue na semana passada e a expectativa é de que o serviço funcione na cidade a partir de março de 2020.

Inicialmente a meta é realizar 200 atendimentos mensais. Uma equipe de três profissionais, composta de um veterinário e dois auxiliares, será contratada a partir de janeiro, e a expectativa é apresentar ao Conselho Regional de Medicina Veterinária um Programa Municipal de Controle Populacional de cães e gatos.

A estimativa é de que existam cerca de 20 mil cães e gatos em Itaúna, dos quais 2 mil em situação de rua, de acordo com a Prefeitura de Itaúna. A Associação Itaunense de Defesa Animal e Ambiental (AIDA), porém, discorda, e afirma que o número oscila entre 4 mil e 5 mil cães e gatos de rua. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, foram aplicados R$ 120 mil na aquisição do Castramóvel.

CRITÉRIOS DE USO As castrações atenderão animais das zonas urbana e rural. A Secretaria Municipal de Saúde definirá os critérios de utilização do serviço, que proprizará animais soltos e a concessão do benefício à famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais do Município e do Governo Federal.

Ainda de acordo com Meira, Itaúna já dispõe de um censo canino e recentemente estabeleceu Termo de Compromisso com a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para a realização dos procedimentos.

Serviço foi anteriormente disponibilizado duas vezes na cidade, por meio de ONG. Foto: Bruno Freitas/Viu Itaúna

VISITAS DE ONG Na última visita do Castramóvel à Itaúna, em novembro de 2018, foram castrados 244 animais, por meio de uma parceria da ONG Ajuda com a AIDA. Em novembro de 2017, na primeira vez que o serviço esteve na cidade, foram realizadas 186 castrações.

2 thoughts on “Castramóvel definitivo começa a funcionar em Itaúna até março de 2020; meta é atender 200 animais/mês

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Carro camuflado com tinta spray é recuperado na zona rural de Itaúna; onda de furtos desafia a polícia
Next post Convênio da Prefeitura com a PM não é renovado e trânsito de Itaúna fica sem fiscalização; entenda!