Visita do secretário de Infraestrutura e Mobilidade à MG-050 em Itaúna ainda não está confirmada

@viuitauna

Aguardada depois da reunião do prefeito Neider Moreira (PSD) com o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER-MG), Fabrício Torres Sampaio, no início de dezembro, a vistoria do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, à MG-050 em Itaúna, ainda não está oficialmente confirmada. Questionado pelo @viuitauna, o Governo de Minas afirma apenas que existe a previsão de uma “nova visita técnica em breve”. Contudo, nenhum detalhe foi informado pela pasta.

Desde janeiro de 2012, quando 82 postes e uma linha de distribuição foram retirados para as obras de duplicação, a rodovia está sem iluminação no perímetro urbano de Itaúna. O breu que toma conta da primeira e única Parceria Público Privada (PPP) entre as MGs oferece riscos a motoristas e pedestres, mas passados oito anos a reinstalação segue indefinida e nenhuma das partes envolvidas assume o custo da obra.

Em maio de 2019 o secretário de Estado esteve em Divinópolis para acompanhar o cronograma de duplicação da MG-050 na cidade. As obras, que tinham previsão de liberação de parte dos trechos em dezembro, seguem em execução. Até o fim de 2018, a AB Nascentes das Gerais já havia sido autuada pela secretaria em mais de R$ 58 milhões em multas, por inexecuções contratuais.

“Continuaremos fazendo essas reuniões e cobrando. É importante que todos nós nos engajemos com isso”, prometeu Barcelos, na ocasião.

Marco Aurélio Barcelos (ao centro) esteve em Divinópolis em maio de 2019, mas obras na cidade continuam em execução. Fotos: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis

JOGO DE EMPURRA A Prefeitura de Itaúna sustenta que uma lei federal que transfere a responsabilidade da iluminação ao Município foi sancionada após os postes terem sido retirados, e por isso cobra da AB Nascentes das Gerais a realização da obra. A concessionária contudo, mantém o posicionamento de que não é responsável pela iluminação da MG-050 e caso seja demandada pelo Governo de Minas, exigirá um novo termo aditivo ao contrato de concessão.

Confira a nota enviada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) – antiga Setop, sobre a vinda de Barcelos à Itaúna:

“O secretário e equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade devem realizar nova visita técnica à MG-050 em breve. Os detalhes serão divulgados em momento oportuno pela Seinfra. Cabe ressaltar que estão sendo feitas, periodicamente, reuniões técnicas para discutir o planejamento de intervenções obrigatórias da MG-050. Os encontros contam com presença de representantes da Seinfra, DEER-MG, da concessionária AB Nascentes das Gerais e de deputados e lideranças locais”.

Expectativa era de que partes dos trechos de Divinópolis fossem liberados em dezembro

SOLUÇÃO PARA O IMPASSE A expectativa, de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, é de que Barcelos venha a Itaúna para conferir a situação no local em busca de uma solução ao impasse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Causas clínicas e idosos lideram atendimentos do SAMU em Itaúna em 2019; veja o ranking completo
Next post #Vídeo Ponto de Vista: o que esperar de 2020 e a Itaúna do futuro?