Morre, aos 94 anos, o empresário João Morais, fundador do Coletivos Nossa Senhora de Lourdes

@viuitauna

Faleceu nesta sexta-feira (19), de causas naturais, o empresário João Morais de Souza, de 94 anos. Fundador do Coletivos Nossa Senhora de Lourdes, empresa de ônibus que operou por 35 anos, foi um dos pioneiros do transporte coletivo municipal de Itaúna.

“Seu” João Morais, como era popularmente conhecido, era próximo dos passageiros, por estar à frente da operação e manutenção dos ônibus, que tinham garagem na rua Hermínio Gonçalves, 266, antiga Rua 5, no bairro de Lourdes. Iniciou a empresa dirigindo os coletivos e muitas das vezes estava presente nas viagens, como nos especiais para a Festa do Jubileu de Angicos, lembra o ex-gerente do terminal rodoviário e amigo próximo, Wagner Belarmino.

Belarmino recorda que o contrato de concessão da linha do bairro de Lourdes foi assinado pelo ex-prefeito Jadir Marinho em dezembro de 1970. Jadir é pai do atual prefeito Neider Moreira (PSD). Também participaram do ato os então vice-prefeito Willian Leão e o chefe de gabinete Antônio Parreiras, aponta o entusiasta.

Concessão da empresa foi assinada em 1970 pelo ex-prefeito Jadir Marinho, pai do atual prefeito Neider Moreira (PSD)

Na época, João Morais também trabalhava como taxista, com ponto localizado no atual Centro Social Urbano, na Rua Mozart Machado, no mesmo bairro.

EMPRESA A Coletivos Nossa Senhora de Lourdes operava linhas do bairro de Lourdes e Morro do Engenho, atendendo ainda a região do Morro do Sol e as comunidades rurais de Angicos e Santo Antônio da Serra (Angicos). Em 2005 foi incorporada pela então Viação Morro Alto, hoje ViaSul, pertencente ao grupo Saritur, numa “parceria” anunciada à imprensa.

Empresário itaunense iniciou a empresa com dois ônibus usados e um táxi modelo DKV-Vemag

João Morais deixa as filhas Marli e Marisa. O corpo foi velado no Velório Central de Itaúna e o sepultamento ocorreu na tarde de ontem, no Cemitério Central. As informações são da Funerária Nossa Senhora Aparecida.

4 thoughts on “Morre, aos 94 anos, o empresário João Morais, fundador do Coletivos Nossa Senhora de Lourdes

  1. Meus sinceros sentimentos a toso os famimiartes e amigos a linha de ônibus do saudoso Joao Moraes, fez parte da mimha infância.

  2. Sinto muito a morte do meu tio Joao moraes.
    Lembro que na ultima vez que falei com ele a 3 anos atrás.
    Ele disse que se preocupava muito comigo aqui no rio de Janeiro , com a toda violencia daqui.
    Hoje estou rezando para que Deus de um bom lugar para ele e que revonforte as filhas Mariza e Marli, os netos e todos parentes e amigos que estão sentindo a sua partida.
    ZEZE…KLEBER

  3. Sinto muito a partida do meu tio Joao.lembro da ultima vez que falei com ele 3 anos atrás.
    Ele disse muito preocupado comigo no rio de Janeiro com esta violencia toda.
    Hoje estou rezando para que Deus de um bom lugar para ele e que reconforte suas filhas Marli e Mariza.
    Kleber..zeze

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Foragido é preso em Juatuba após abandonar criança e tentar furtar gado de fazenda de Pequi
Next post Motociclista é socorrido em estado grave após acidente na Rua XV de Novembro, no Piedade