@viuitauna
Mais um nome entrou na disputa pela Prefeitura em 2020, aumentando a já pulverizada lista de pré-candidatos na cidade. Nesta quinta-feira (2), o presidente do PTC local, Hélio Pinheiro, anunciou o ex-Procurador da Câmara, Marcos Penido, como representante da sigla. Cinco meses depois de deixar o Poder Legislativo, Penido afirma agora que pretende propor maior equilíbrio social e eficiência púbica em Itaúna, sem “atirar pedras” no atual governo.
Os políticos locais, na avaliação do prefeitável, tem sido cobrados pela população para que não haja corrupção e vantagens ilícitas. “Nunca deixei a política porque acho que tenho vocação por ela. Evito dizer aquilo que não é bom ou que eu não pude evitar”, sustenta.
Ao @viuitauna, o pré-candidato aponta a necessidade de mudar os hábitos na cidade, citando como bom exemplo o respeito dos itaunenses às faixas de pedestres. Marcos Penido diz ainda ter pesadelo de brigas ideológicas radicais, elogia a educação itaunense e afirma que a COVID-19 deveria ter sido discutida desde janeiro, quando os primeiros casos surgiram na China.
“Penso numa maior participação popular, em busca de equilíbrio judicial. Nem sempre todos que vão participar de uma administração tem de exercer cargos. Podemos ter um conselho de pessoas de algumas classes para discutir assuntos mais complexos”.
COBRANÇA DA POPULAÇÃO Segundo o ex-Procurador, os políticos tem uma responsabilidade muito grande e falta prestígio para Itaúna se desenvolver. “Itaúna é uma cidade boa, mas não está completa. Falta ser enxergada como Divinópolis ou Pará de Minas. Assim se estabelecem pólos, algo que Itaúna não amealha de jeito nenhum”.
Sobre a Câmara, Penido não comenta as denúncias de corrupção, mas aponta que o Poder Legislativo está limitado a fazer leis, com a fiscalização sendo realizada principalmente pela oposição – considerada “eficiente” por ele. “(A oposição) tem sido guerreira, colocado os posicionamentos e ganhando ônus. A Câmara atua na maneira minimamente necessária e vejo a vontade dos vereadores. O Poder Legislativo é o mais abstrato que existe”, ressalta.
TROCA NA PROCURADORIA Também ex-vereador, o político foi substituído na Câmara em fevereiro por Fábio Daniel Pereira, após o retorno do presidente Alexandre Campos (MDB), que havia sido afastado pela Operação Carona Sinistra. Na ocasião, informações de bastidores apontaram um possível descontentamento devido à substituição relâmpago de Campos, pelo suplente Joselito Gonçalves Morais (MDB).
No lugar da Procuradoria, Penido disse ter sido convidado a assumir a Gerência Administrativa Financeira, cargo declinado por ele e retomado nesta semana por Jean Carlos Silva.
Marcos Penido, o melhor vereador de Itaúna. Eu acompanhei seu trabalho em duas legislaturas.Homem íntegro, ótima formação e um grande ser humano.Apoio vou lhe dar muitos votos.