Plantão digital em Itaúna põe fim aos deslocamentos de flagrantes a noite e nos fins de semana; saiba mais!

@viuitauna

Lançado pela Polícia Civil na última terça-feira (7), o plantão digital põe fim a necessidade de militares se deslocarem a Divinópolis para realizar flagrantes de prisões em Itaúna, após as 18h e durante os fins de semana. A sala virtual, que também opera como projeto piloto em Belo Horizonte e Nova Lima desde janeiro, funciona por meio de videoconferência e resolve uma limitação logística histórica, dando uma resposta mais ágil à segurança pública da cidade.

Parte dos equipamentos foi cedida em comodato por entidades ligadas ao CDE Itaúna. Além disso, o deputado estadual Gustavo Mitre (PSC) doou dois computadores. Em breve a PCMG pretende implantar o plantão nas delegacias de Bom Despacho, Formiga, Pará de Minas e Nova Serrana.

Durante a solenidade de lançamento do projeto em Itaúna, foi novamente anunciado que Itaúna receberá em breve um novo delegado, além de três investigadores e um escrivão. A promessa já havia sido feita em maio, após a aposentadoria dos delegados Dirceu Ribeiro e Jorge Mello, em encontro de Mitre com o chefe da PCMG, delegado-geral Wagner Pinto de Souza, na Cidade Administrativa.

Além disso, o delegado titular de Itaúna, João Marcos do Amaral, apontou a necessidade urgente de uma viatura para o transporte de investigados. “Deste modo, Mitre assumiu prontamente o compromisso de, na próxima destinação de recursos, fazer a indicação para que a delegacia seja contemplada com o veículo”, afirma a assessoria do deputado estadual.

Equipamentos foram cedidos pelo CDE Itaúna e doados pelo deputado estadual Gustavo Mitre (PSC)

COMBUSTÍVEL E PESSOAL A estimativa do CDE Itaúna é de que as viaturas da PM percorriam até 37 mil quilômetros por ano para concluir as ocorrências em Divinópolis, desguarnecendo o efetivo de policiais no município durante os atendimentos.

O lançamento foi acompanhado pelo novo Delegado Regional de Divinópolis, Cleovaldo Pereira, substituto do itaunense Leonardo Pio, que pediu exoneração durante as investigações da Operação One Way, em junho. Pereira reforçou que os autos de prisão em flagrante realizados remotamente não comprometem a segurança das informações. “Todas as videoconferências são gravadas e todos os procedimentos possuem assinatura digital,” assegura.

Em novo encontro com a PCMG, Mitre (de amarelo) reforçou que Itaúna terá delegado substituto

Em Itaúna, a equipe foi recebida pelo delegado João Marcos do Amaral, que apresentou as dependências da delegacia e explicou os benefícios do projeto piloto.

“O plantão digital proporcionará uma resposta mais ágil da Polícia Civil em relação ao crime, no que se refere à lavratura do auto de prisão em flagrante e sua conclusão, além de representar para o Estado uma economia, também prestigiará as vítimas, que não precisarão mais se deslocar até Divinópolis naqueles casos em que sua oitiva se mostra necessária”, afirma Amaral.

SAIBA MAIS:
Maurício Nazaré cobra execução de projetos

Ainda durante o encontro, o presidente do CDE e CDL Itaúna, Mauríco Nazaré, solicitou ao Chefe Adjunto da PCMG, delegado-Geral Joaquim Francisco Neto e Silva, e a superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Delegada-Geral Ana Cláudia Oliveira Perry, agilidade para a liberação da construção da nova sede da delegacia de Itaúna. Nazaré reforçou ainda a necessidade de repor nove servidores aposentados, incluindo os dois delegados, uma vez que, segundo ele, os crimes tem aumentado principalmente no comércio.

Assista ao vídeo da Polícia Civil sobre o lançamento do projeto em Itaúna e Divinópolis:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Silvano volta a reclamar do tráfego de carretas no Córrego do Soldado; acidente é registrado
Next post Aladim Pereira é empossado vereador, substituindo Lacimar Cezário, o Três, após cassação na Câmara