Habilitação do Castramóvel está “90% concluída”, diz Prefeitura; liberação depende de Conselho Veterinário

@viuitauna

Previsto para março, o Castramóvel definitivo deverá estar apto a funcionar em Itaúna até o fim de julho. O novo prazo é da Secretaria Municipal de Saúde, que diz estar em fase de aprovação do Programa Municipal de Controle Populacional de cães e gatos junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. O projeto funcionará por meio de um trailer, que aparece ao fundo em um vídeo do prefeito Neider Moreira (PSD) no canteiro de obras da Prefeitura.

O @viuitauna apurou que a necessidade de revisão no programa original foi a causa para o atraso na execução do Castramóvel, cujo objetivo é evitar a transmissão de doenças e esterilizar até 200 animais de rua, ao mês, na cidade. Nesta terça-feira (21), o Município afirmou à reportagem que a habilitação está “90% concluída”, dependendo de uma reunião de aprovação final junto ao conselho.

“Até os próximos dias, o Castramóvel estará liberado, o que depende do agendamento da plenária virtual. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é de que os trâmites sejam concluídos até o fim de julho”, informa a Prefeitura de Itaúna, via assessoria comunicação.

A entrega do trailer adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde, com recursos de emenda parlamentar, ocorreu em dezembro. Na ocasião, foi anunciado que a equipe responsável contará com um veterinário e dois auxiliares. Em 2017 a 2018, Itaúna recebeu duas visitas do Castramóvel mantido pelo governo de Minas por meio da ONG Ajuda, em parceria com a Associação Itaunense de Defesa Animal e Ambiental (AIDA).

2 MIL ANIMAIS DE RUA A estimativa é de que existam cerca de 20 mil cães e gatos na cidade, dos quais 2 mil em situação de rua. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, foram aplicados R$ 120 mil na aquisição do Castramóvel.

Veículo custou R$ 120 mil e foi adquirido pela Saúde com verba parlamentar. Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaúna

SAIBA MAIS
Quem poderá utilizar o Castramóvel

As castrações atenderão animais das zonas urbana e rural. A Secretaria de Saúde definirá os critérios de utilização do serviço, que proprizará animais soltos e a concessão do benefício à famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais do Município e do Governo Federal. Ainda de acordo com Fernando Meira, Itaúna já dispõe de um censo canino e recentemente estabeleceu Termo de Compromisso com a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para a realização dos procedimentos.

Assista ao comentário de Bruno Freitas no jornal Cidade em Notícia da TV Cidade Itaúna:

https://www.facebook.com/viuitauna/posts/3020812014679254

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Mobilização pela reabertura de bares e restaurantes terá novo estudo; Câmara promete ofício ao MPMG
Next post Terceiro idoso itaunense é vítima de COVID-19; casos confirmados na cidade superam os 200; entenda!