Veto derrubado pela Câmara Municipal: Monitores do Rotativo proibidos de notificar motoristas em Itaúna

@viuitauna

Aprovada em 18 de agosto e vetada pelo prefeito Neider Moreira (PSD), a anulação das notificações a motoristas no Rotativo voltou à pauta da Câmara nesta terça-feira (20). Por unanimidade, os vereadores derrubaram a recusa do Poder Executivo, validando o projeto de lei nº 45/2020. Autora do texto e candidata à Prefeitura nas eleições 2020, Otacília Barbosa (PV) ressalta que os monitores do Zona Azul Rápida (ZAR) ficam proibidos de aplicar as cobranças.

“A partir de agora, que derrubamos o veto, está proibido que expeçam as notificações no Rotativo. Estão proibidas também as cobranças destas notificações. Temos de comemorar e a população tem de saber disso”, afirma Otacília.

Também na reunião desta terça foi derrubado o veto de Neider ao PL nº 44/2020, de Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (Patriota), que obriga a venda fracionada de talões no estacionamento rotativo. Desta vez a reunião por videoconferência contou com a participação de todos os parlamentares. Somente Antônio José de Faria, o Da Lua (PL), não conseguiu falar ao término da sessão, por problemas no áudio.

Em fevereiro, Neider concedeu o poder de multa antecipada aos monitores do ZAR por meio do decreto n° 7.109. A sanção é investigada pela 1ª Promotoria de Justiça de Itaúna do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que instaurou um procedimento para avaliar as medidas cabíveis.

Otacília comemorou proibição das notificações. “A população tem de saber disso”

APLICAÇÕES SEM AVISO Conforme mostrou o @viuitauna em abril, as notificações pegaram os itaunenses de surpresa, uma vez que não houve qualquer divulgação sobre o início da cobrança da taxa, cujos valores vão de R$ 12 a R$ 20. Durante a votação do PL de nº 45/2020, somente o vereador Lacimar Cezário, o Três (PSD), da base governista, se absteve de votar.

A polêmica sobre as notificações surgiu depois de um cidadão denunciar a cobrança, até então desconhecida pelos itaunenses, quando o convênio de trânsito com a Polícia Militar, retomado em 10 de março, estava suspenso.

Assista ao comentário de Bruno Freitas no jornal Cidade em Notícia da TV Cidade Itaúna:

https://www.facebook.com/viuitauna/posts/3307306202696499

TOTAL DE NOTIFICAÇÕES Perguntada pelo @viuitauna em maio, a Prefeitura de Itaúna não esclareceu, até o momento, quantas notificações foram emitidas desde então.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Caçambeiros reclamam após fechamento de aterro no Parque Jardim; medida foi prevista por TAC
Next post Itaunenses morrem em acidentes nas estradas