Eleição da Mesa: Gustavo Barbosa, Dr. Fares e Toinzinho podem dar novo fôlego à Câmara, após escândalos

@viuitauna

Marcada por sucessivos escândalos nos últimos dois anos, com denúncias de rachadinha, fura fila do SUS, a Operação Carona Sinistra, uso do carro oficial para fins particulares e por último, ex-assessores fantasmas, a Câmara Municipal de Itaúna elegerá em 1° de janeiro a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022. Nos bastidores, as movimentações para a troca de cargos de presidente, vice e secretário tem sido intensas.

Pelos menos cinco nomes estão na disputa, conforme já publicado pela imprensa local e apurado pelo @viuitauna: os atuais presidente Alexandre Campos (DEM) e secretário Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT) e uma inédita composição no “forno”, entre os novatos Gustavo Dornas Barbosa (Patriota), Dr. Fares (PV) e Antônio de Miranda, o Toinzinho (PSC).

O trio é apontado como maior possibilidade, até então, de renovação real no Poder Legislativo. A necessidade do novo fôlego tem sido reverberada pelos novos vereadores, alguns deles calçados na política anticorrupção, como Kaio Guimarães (PSC) – confira entrevista do eleito ao @viuitauna.

Para Toinzinho, o pensamento dos novos nomes da Câmara é de que haja a mudança. “Vejo que a maioria deles quer evitar estes casos polêmicos. Também coloquei o meu nome à disposição e estou em uma conversa bem adiantada com o Gustavo e o Dr. Fares”, revela.

A expectativa do vereador e ex-prefeito, já experiente, é de que a nova composição seja eleita com dois ou três novatos. “Dependendo da chapa, se for para ser uma mesa renovada, com pessoas que levem aquilo com seriedade, não importo em abrir mão. A Câmara precisa realmente de uma pessoa que vá exercer de fato a independência, não faltando também com a harmonia, para o bem da cidade”, pondera Antônio de Miranda.

CONSIDERAÇÃO Dr. Fares afirma confiar em Gustavo Barbosa e Toinzinho, diz estar a disposição da população, mas preferiu não dar mais detalhes sobre as conversas sobre a eleição da Mesa. “Considero o Gustavo e o Antonio de Miranda pessoas do bem e dignos de representar a população de Itaúna, de forma com nossa linha de conduta”, diz.

Silvano Gomes afirma que não se manifestará neste momento. Procurado pelo @viuitauna, Alexandre Campos não retornou até a publicação. Tão logo se manifeste a matéria será atualizada.

Gustavo Barbosa defende mudança administrativa no comando do Poder Legislativo

CINCO PERGUNTAS PARA:
Gustavo Barbosa, pré-candidato à presidência da Câmara

Qual é a ideia ao lançar o seu nome?
Sou pré-candidato, o que não quer dizer que eu possa apoiar outra pessoa, desde que esta candidatura represente a mudança administrativa no comando da Casa. Entendo que o Poder Legislativo teve a sua imagem desgastada na opinião pública de Itaúna, devido aos últimos acontecimentos. A renovação foi bastante acentuada. Com base nesta renovação e no sentimento popular devemos modificar o comando, sem fazer nenhum pré-julgamento. Não tenho nada pessoal contra ninguém, mas vou me posicionar de acordo com o que a sociedade espera de mim. Se aparecer outro nome ou outra pessoa que tenha experiência, que represente a mudança, posso apoiar e caminhar junto.

A necessidade de renovação no Legislativo tem sido um discurso comum entre os novos eleitos. Seus projetos nesse sentido, quais são?
Na verdade temos de dar condições de os vereadores trabalharem, mas principalmente economizar recursos públicos. Fazer uma administração feijão com arroz para que possamos devolver, ao fim do ano, a maior quantidade possível de dinheiro à Prefeitura, podendo ser aplicado em obras, na saúde, na educação. Defendo uma administração austera, comigo no comando ou com outra pessoa, que dê qualidade para os vereadores trabalharem e principalmente, economize recursos públicos.

Entre as críticas da atual gestão está o uso do carro oficial para fins particulares. Como monitorar isso?
Temos de andar sempre com a legalidade e a ética. Vou dar o meu exemplo evitando ao máximo usar o carro da Câmara. Vou trabalhar muito aos sábados, percorrendo toda a cidade. Só quero usar o carro da Câmara para viajar à Belo Horizonte ou eventualmente ir à Brasília. A gente vai procurar uma orientação junto à Procuradoria. Cada vereador tem a sua particularidade. Vamos buscar um diálogo com todos, estando ou não no comando da Casa. Temos de dar o bom exemplo à população.

Há também uma investigação do Ministério Público sobre rachadinha e ex-assessores fantasmas. Como vê esta nova denúncia?
Não conheço os autos desta denúncia. Falando por mim, meus assessores estarão lá, batendo ponto todos os dias, fazendo um rodízio no horário de almoço. O gabinete ficará aberto durante todo o expediente, cumprindo a carga horária, integralmente.

Qual a importância de a população acompanhar a eleição da Mesa Diretora?
Hoje temos 17 vereadores com a prerrogativa de disputar a presidência. Não existe ninguém melhou ou pior do que ninguém, mas é muito importante que a população acompanhe a votação. Até para ver o posicionamento do vereador em quem você votou. Eu já convoco os meus 729 eleitores para acompanhar a votação no dia da posse. É muito importante que a população começe a se inteirar de política. A palavra que vai reger este mandato é honestidade. O partido dos 17 tem de ser Itaúna. Prego uma união do Poder Legislativo em prol da cidade, ajudando o Poder Executivo quando tiver de ajudar, cobrar quando tiver de cobrar e criticar quanto tiver de criticar. Sempre com muita ética e correção nos seus atos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Simulado integrado dos Bombeiros em Pará de Minas previne riscos durante a temporada de chuvas; entenda!
Next post Tráfego estimado pela AB Nascentes para a MG-050 neste fim de ano é menor do que em 2017 e 2018