@viuitauna
Em uma transmissão ao vivo pelo Instagram da Prefeitura, o prefeito Neider Moreira (PSD), que é médico, aplicou nesta quarta-feira (20) as primeiras vacinas contra a COVID-19 destinadas à Itaúna. A exemplo de Carmo do Cajuru e Divinópolis, as doses iniciais foram aplicadas em profissionais de saúde, que integram quatro grupos prioritários. Cerca de 7,2 mil unidades foram entregues na Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Divinópolis, para 53 municípios da região.
Realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO), antiga Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado, a transmissão da Prefeitura apresentou instabilidade, o que impediu que a assessoria de comunicação concluísse parte do cerimonial. Os primeiros a receber as doses na cidade foram a enfermeira Danielle Soares da Silva, de 41 anos, do PSF do bairro Cidade Nova, e o técnico em laboratório do CEMO César Onório Militão, de 44.
Inicialmente serão distribuídas em Itaúna 1,9 mil doses da vacina, com duas aplicações por pessoa e intervalo de tempo preconizado entre elas. A prioridade são profissionais de linha de frente da saúde, salas de vacinas, unidades básicas e asilos. Os demais grupos serão avisados assim que novas remessas forem chegando.
“Essa vacinação é para dar o start neste momento. A quantidade de vacinas que vai chegar é pequena para moderada e temos de dar prioridade aos grupos de risco. Só quando atingirmos a imunidade de rebanho teremos uma situação mais controlada e tranquila”, ressalta Neider.
Desde março do ano passado na linha de frente do combate à pandemia, Danielle Soares afirma que a sensação de ser vacinada é “indescritível”. Muitas vezes ela tinha medo de contaminar a si própria, familiares ou até pacientes da unidade onde trabalha. “Estou feliz e honrada por representar não só os profissionais de enfermagem locais, mas também do Estado neste momento”, afirma.
Fazem parte dos grupos prioritários profissionais da saúde pública e que lidam diariamente com pacientes que possam infectá-los; idosos acima de 75 anos; portadores de comorbidades como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e transplantados; e profissionais da rede de ensino. A estimativa é de que somente estes grupos somem mais de 20 mil pessoas em Itaúna.
DISTRIBUIÇÃO NO CENTRO-OESTE A Superintendência Regional de Saúde é responsável por gerenciar a distribuição na região Centro-Oeste. De acordo com o superintendente da SRS, Júlio Barata, cada etapa do processo foi planejada para receber e entregar as vacinas o mais rápido possível.
“Conseguiremos vacinar 10.661 pessoas em toda a região. É muito importante frisar que isso é apenas um primeiro momento, onde a indústria conseguiu produzir essas doses para todo o Estado. Assim que houver a produção e distribuição de novas doses da vacina, vamos repetir esse processo, esse protocolo, para que chegue a toda a população”, ressalta Barata.
A SRS também recebeu 392.750 unidades de seringas com agulhas exclusivas para atender os grupos prioritários. Fornecidos pelo Estado, os componentes foram entregues na tarde de sexta-feira (15). Outros carregamentos similares deverão chegar nos próximos dias.