Greve dos tanqueiros: sexta-feira tem filas e aumento de preços nos postos de combustíveis de Itaúna

@viuitauna

A sexta-feira (26) seguinte à paralisação dos caminhoneiros de transporte de combustíveis, os chamados tanqueiros, em Minas Gerais, não poderia ser pior para o itaunense: longas filas se formaram nos postos de combustíveis, por receio de desabastecimento. Como se não bastasse, o Procon Itaúna verificou aumento injustificado em nove estabelecimentos da cidade, que sofre com a chuva nesta tarde.

A variação é de R$ 0,10 a R$ 0,20 em comparação ao fechamento do dia anterior. De acordo com o órgão, a prática afronta o artigo 39 X do Código de Defesa do Consumidor.

“O artigo trata sobre o aumento injustificado no preço dos produtos, além da possibilidade de crime contra a ordem economia, uma vez o aumento se deu somente pela especulação em virtude da greve”, afirma o coordenador do Procon Itaúna, Erik Machado, que formalizará uma representação ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

ESTOQUE PARA DOIS DIAS Apesar das filas, em alguns postos há estoque para pelo menos dois dias, anunciou a rádio Clube FM. Os tanqueiros reivindicam a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel, que sofreu reajuste de 15% nas refinarias, na semana passada.

A estimativa do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (SindTanque/MG) é de que haja 300 caminhões parados em todo o estado. O presidente do sindicado, Irani Gomes, afirma que a greve não tem previsão de fim e, segundo ele, o reflexo da falta de combustíveis já é sentida na Grande Belo Horizonte.

Nesta quinta-feira (25), a categoria se reuniu com representantes da Secretária de Fazenda. O governador Romeu Zema (Novo) disse que a diminuição de alíquotas do imposto depende de maior equilíbrio financeiro, o que não deve ocorrer no curto prazo.

“Eles nos deram uma resposta negativa, estamos aguardando o que pode ser feito”, afirma Gomes.

NÓ NO TRÂNSITO Na região central de Itaúna, o acúmulo de veículos nos postos atrapalha o trânsito, impedindo a passagem de ônibus e veículos nas Ruas Silva Jardim e Getúlio Vargas.

VEJA IMAGENS DOS POSTOS NO INÍCIO DESTA TARDE:

Aguarde mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Motociclista ferido em cruzamento da Av. Jove Soares
Next post Caminhão e ônibus caem em buracos em obra do SAAE na Av. Lenhita; solo estava úmido após a chuva