Bruno Freitas*
FÓRUM EM 2023 As obras do novo fórum da Comarca de Itaúna deverão ser retomadas no fim de abril, de acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Na segunda-feira (22) foi publicado o julgamento da habilitação das empresas que concorreram à licitação. A obra do edifício, cujo prazo de conclusão agora é o início de 2023, foi interrompida por descumprimento da empreiteira contratada, informa o órgão, em nota à coluna.
TAPUMES O TJMG afirma que os tapumes que cercam a construção, derrubados pela chuva, serão recolocados na próxima semana. “Já foi providenciado empenho para contratação dos serviços de recuperação”, esclarece.
FILAS EM VÃO A correria dos motoristas itaunenses aos postos de combustíveis nesta sexta-feira (26) acabou em vão. Os tanqueiros anunciaram ainda durante a noite o fim da greve da categoria. Mais cedo, o governador Romeu Zema (Novo) se comprometeu a criar um grupo de trabalho para avaliar o pedido de redução do ICMS sobre o diesel, de 15% – contra 31% sobre a gasolina. Em 2020, a arrecadação do ICMS em Minas chegou a R$ 9,9 bilhões, dos quais 35,4% (R$ 3,5 bi) sobre o diesel.
REABASTECIMENTO A previsão do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (SindTanque/MG) é de que os postos da Grande BH sejam reabastecidos ao longo deste sábado (27).
BEST DIGITALS Enquete sobre os influenciadores mais admirados em Itaúna, no Instagram do @viuitauna, despontou o nome da engenheira e especialista em gestão Patrícia Fonseca, que atua no mercado de mineração.
CAPTAÇÃO PLUVIAL Com o asfaltamento de vias por toda a cidade, a chuva trouxe de volta à discussão em torno da captação pluvial. O ex-vereador Joel Arruda (PL) apresentou emenda sobre a questão, mas que não chegou a ser colocada em votação. “A base governista rejeitou na época. Fiquei muito chateado com isso”, contou Joel à coluna. “Na emenda só poderia asfaltar as ruas depois de se avaliar a captação pluvial, ligações de água e esgoto em lotes vagos, para depois não precisar furar o asfalto”, explica ele.
TRATAMENTO PRECOCE Uma palestra do cirurgião Mateus Drumond sobre tratamento precoce da COVID-19, em 8 de março, foi adiada, segundo o Instagram do médico, por alteração de agenda. O evento pretende abordar pesquisas e dados científicos, com o tema “esvaziando UTIs e salvando vidas”.
CAIXA DOIS ELEITORAL A promotoria de Justiça de Itaúna abriu procedimento para investigar denúncia, reavivada durante as eleições, de “contribuição de campanha” na Prefeitura. Em abril de 2018, o presidente da Câmara Alexandre Campos (DEM) subiu à tribuna para acusar o prefeito de se reunir com secretários, para pedir à cargos comissionados e agentes políticos da Prefeitura 3% do salário. O caso foi citado na campanha de Marcinho Hakuna (PSL), apontando levantamento de fundos, em espécie, para a campanha de Neider Moreira (PSD) em 2020. Agora o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) quer ouvir os citados.
AUTOPROMOÇÃO Neider é alvo de ação civil pública do MPMG por improbidade administrativa, por “uso indevido” de verba indenizatória de divulgação de atividade parlamentar, enquanto era deputado estadual. A 17ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público sustenta que o atual prefeito se autopromoveu em 11 entrevistas concedidas à uma emissora de rádio de Itaúna, com comentários depreciativos contra a administração anterior, “típicas de campanha política” e em “evidente desvio de finalidade”.
EM TRAMITAÇÃO À coluna, Neider disse que não houve autopromoção e deu apenas a sua opinião como cidadão. “As pessoas opinam todos os dias nas redes sociais, porque eu, deputado e representante da cidade, perguntado, não poderia opinar?” questiona o prefeito de Itaúna. O caso foi revelado pelo jornalista Lucas Ragazzi. A ação é assinada pelo promotor de Justiça Francisco Rogério Barbosa Campos e tramita na 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte.
*Bruno Freitas, 36 anos, é jornalista e editor do @viuitauna
Estava sentindo falta desse importante meio de informação! Parabéns, Bruno!
Muito obrigado Magda! Gratidão em saber. Um abraço.