Apps de transporte disputam passageiros nas ruas de Itaúna; Município quer regulamentar profissão

Bruno Freitas
@viuitauna

A necessidade do isolamento social e o home-office durante a pandemia aceleraram mudanças de hábitos e consumo, já impulsionadas pela digitalização de quase tudo. Em Itaúna, cidade de médio porte com 95 mil habitantes, o uso de aplicativos de transporte e delivery cresce dia após dia, abocanhando fatias e nichos de mercado da economia local, fortemente dependente do setor de serviços.

O impacto dessa rápida transformação pode ser enxergado nas duas semanas em que houve toque de recolher: durante o período noturno, somente motos de entrega circulavam pelas ruas.

A partir de hoje, o @viuitauna publica a série “Mudança de Hábitos”, apontando os impactos da aceleração de novas tendências no comércio e no estilo de vida de Itaúna.

Exatos dois anos depois de os taxistas irem à Câmara Municipal protestar contra a então chegada de um dos apps à cidade, o 2V, está sob análise da Procuradoria do Município a regulamentação da profissão de motorista de aplicativo. O projeto de lei deverá ser encaminhado em breve ao Legislativo para votação, tentando cobrir o que pode ser considerado um hiato na definição de regras para novas tecnologias e profissões na cidade.

“Os taxistas estão super preocupados, porque não dominam mais o mercado como antes. Eles precisam rever a forma de trabalho na cidade”, sugere à reportagem uma fonte ligada ao setor.

Em 2019, taxistas se uniram e criaram aplicativo para combater a concorrência. Fotos: Foto: Bruno Freitas/Viu Itaúna

Somadas aos mototaxistas, estimados em cerca de 1,5 mil, as novas modalidades de concorrência também impactam no transporte coletivo, refletindo em uma queda no número de passageiros transportados. Desde o início da pandemia, o quadro de horários da concessionária ViaSul opera com viagens de domingo, exceto no pico. Os atrasos e descumprimentos nas linhas são alvo de constantes queixas de usuários ao @viuitauna. Nas viagens intermunicipais, o app Buser também entrou na briga por passageiros, no trecho entre Divinópolis e a capital mineira, passando por Itaúna.

“O aplicativo (da ViaSul) não esta valendo de nada, uma confusão de horários. Na linha Jadir Marinho não passa 6h30 da manhã e o app diz que sim. Isso quando o de 6h40 também não passa”, reclamou uma usuária, nesta quarta-feira (7). Outra passageira reforçou o tom de queixas sobre a linha Circular 1, em relato do Povo Fala @viuitauna. “Isso é todo dia. Eu uso o Circular 1 e não tem reforço como era o combinado. A linha de Santanense também não tem reforço. Uma falta de respeito com quem precisa usar para trabalhar”, diz a mulher.

Principalmente no período noturno, motos de entrega dominam as ruas de Itaúna

RENDA COMPLEMENTAR Um dos apps de mobilidade que opera em Itaúna, o 99 também está presente em cidades como Divinópolis e Papagaios, na região Centro-Oeste, desde 2018. Para o diretor de operações da companhia, Murilo Girio, a migração de diferentes tipos de profissionais para motoristas de aplicativo não significa que a pessoa abandonará o que fazia anteriormente. Quase sempre o app é utilizado como fonte de renda complementar.

“Por isso, priorizamos a melhoria contínua dos ganhos dos motoristas, com parcerias, condições especiais nos preços dos combustíveis, manutenção de carros e aluguel com agências, para reduzir os gastos. Um exemplo disso é o desconto de 10% em postos Shell em todo o Brasil”, afirma Girio.

99 na pandemia

  • R$ 32 milhões investidos em ações
  • 17 pontos criados no país para higienização de carros
  • 20 milhões de usuários ativos em março de 2021

Atualmente a 99 opera em 1,6 mil cidades do Brasil, com cerca de 750 mil motoristas cadastrados. Segundo Girio, a rápida transformação da mobilidade em Itaúna passou a ser uma constante em 2020, ano marcado pelos reflexos da COVID-19 em todo o mundo.

“A 99 começou em 2012, época em que pedir táxi por aplicativo de celular estava longe de ser algo difundido no Brasil. Em 2018, a empresa foi adquirida pela chinesa Didi Chuxing. A mudança reforçou os pilares da plataforma de priorizar a experiência de passageiros e motoristas com crescimento saudável e economia circular. O compromisso é impactar positivamente a população, tornando o transporte mais barato, rápido e seguro para passageiros e o dia a dia mais rentável e tranquilo para motoristas através da tecnologia”, defende.

OUTRO LADO Procurado pelo @viuitauna, o 2V não se manifestou até a publicação.

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