@viuitauna
Com a classificação da macrorregião Oeste na onda vermelha, o prefeito Neider Moreira (PSD) confirmou que as atividades consideradas não essenciais no comércio poderão reabrir as portas nesta sexta-feira (23). Mais cedo, o presidente do CDL Itaúna, Maurício Nazaré, já havia anunciado a retomada, após reunião com o Governo de Minas.
Itaúna permanecia na onda roxa desde 15 de março, quando o governador Romeu Zema (Novo) promulgou a fase mais restritiva do Minas Consciente. A reabertura é regulamentada por meio do Decreto 7.408, publicado no Jornal Oficial do Município.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Neider disse que está plenamente recuperado, após ter testado positivo para a COVID-19, e que na terça-feira (20) teve uma reunião com Zema, quando diversos prefeitos manifestaram preocupação quanto à economia das cidades. “Isso seguramente traria um risco social imenso para os próximos meses”, comentou.
Confirmada a retomada de atividades como bares e academias, o prefeito disse que Itaúna volta à sua quase normalidade, com a economia “voltando a funcionar de maneira quase plena”, mas é preciso continuar se atentando aos protocolos sanitários. “Precisamos continuar seguindo os protocolos de isolamento social, higiene das mãos e utilização das máscaras em locais públicos e evitar aglomerações”, ressaltou Neider, que no último sábado (17) inaugurou a ponte do Distrito Industrial, junto à políticos locais.
Para Neider, que é médico, o momento da pandemia no Brasil ainda é delicado. Ele classificou as inscrições para a nova etapa da vacinação, para idosos acima de 64 anos, como um sucesso.
“É claro que o momento ainda é delicado. Estamos em um processo de vacinação e na semana que vem estaremos aplicando 1.700 doses para pessoas de 64 anos ou mais. O cadastro hoje foi um sucesso. Em pouco mais de duas horas tínhamos todas as vagas preenchidas. A população quer se vacinar, está torcendo para que o número de doses aumente rapidamente.”
COMÉRCIO NÃO PRESSIONA Maurício Nazaré anunciou o retorno da onda vermelha em Itaúna ainda pela manhã.
“Finalizamos uma reunião com o Governo do Estado, demonstrando que o comércio não pressiona o sistema de saúde da nossa cidade. Seremos enquadrados na onda vermelha e será suspensa a roxa a partir de hoje, muito provavelmente”, adiantou o presidente do CDL Itaúna.
Em Minas, permanece por mais uma semana na onda roxa somente a macrorregião Nordeste, que está com 99% de ocupação dos UTIs de COVID-19. Desde sábado sete das 14 macrorregiões do Estado já haviam progredido para a onda vermelha.