CEO do app 2V afirma que motorista preso já havia encerrado corrida; Câmara discute regulamentação

@viuitauna

Após a prisão de um motorista acusado de estrupo, no domingo (30), o @viuitauna foi procurado nesta quarta-feira (2) pelo representante do aplicativo 2V, Fábio Carvalho, com informações sobre o caso. O CEO do app, que tem 170 motoristas cadastrados em Itaúna, afirma que o suspeito já havia encerrado uma corrida solicitada entre o Condomínio Lago do Sol e o bairro Veredas antes do episódio, investigado pela Polícia Civil.

Carvalho procura tranquilizar os usuários, apontando que 100% das viagens realizadas pela plataforma são acompanhadas em tempo real. Um novo teste psicológico a partir de julho promete traçar um perfil mais detalhado dos profissionais. Além disso, a Câmara estuda um monitoramento com a Polícia Militar, a partir da regulamentação da atividade – antecipada pelo @viuitauna na série “Mudança de Hábitos”, em abril.

“Hoje o nosso aplicativo já monitora 100% das corridas realizadas. Conseguimos acompanhar cada corrida em tempo real. Por isso prezamos que o passageiro sempre solicite a abertura do aplicativo. Porque a partir deste momento ele estará sendo monitorado em cada local que passe”, sustenta Carvalho.

O representante do 2V diz ainda que se prontificou a prestar esclarecimentos ao delegado Leonardo Pio. Após o registro da viagem pelo app, que ocorreu por volta das 23h40 e deixou a passageira no Veredas, o motorista acusado teria seguido em direção aos bairros Aeroporto e Piedade. No início da corrida haviam três mulheres a bordo, aponta Carvalho.

6 perguntas para:
Fábio Carvalho, CEO do aplicativo 2V

A prisão do motorista gerou questionamentos sobre os aplicativos em Itaúna. Com a regulamentação do serviço, a segurança será maior?
Este caso específico não nos diz respeito porque o motorista não estava fazendo uma corrida pela nossa empresa. Ele fez uma corrida anterior que foi realizada, encerrada e paga pela passageira, que ficou na sua residência. O que ele fez posteriormente, fora do aplicativo, não tenho como avaliar. Um fato importante é que durante todo o tempo a corrida anterior foi monitorada, tendo inclusive um atraso no início. Apesar da legislação não dar muito apoio, nosso app tem toda a segurança.

Com o monitoramento da Polícia Militar estudado junto à Câmara, o que vai mudar?
É uma proposta que fizemos e ainda não está fechada, porque depende da regulamentação da atividade em Itaúna. É preciso deixar bem claro que hoje o motorista pode dirigir para quantos aplicativos ele quiser. Neste caso da prisão não sei para quantos aplicativos ele dirige. Infelizmente a gente tem como liberar o motorista apenas pela certidão criminal, comprovante de endereço e CNH com atividade remunerada. Esse motorista específico contém todas estas normas para ser liberado.

O 2V vai implementar um novo tipo de teste a partir de julho. O que será?
A partir de 1° de julho está programado o início do teste psicológico para todos os motoristas, incluindo o que já rodam e entrarão. O objetivo é termos um perfil mais detalhado do motorista.

O que se espera da regulamentação da atividade de motorista de aplicativo em Itaúna?
Tive uma reunião na Câmara hoje (ontem, quarta-feira) com vários vereadores e alguns motoristas. Primeiramente, queremos ser fiscalizados. Para que isso ocorra tem de ter a regulamentação. Foi o que mais batemos nessa reunião. Aí sim vai ter mais segurança para todos.

Quais são as dificuldades para se regulamentar? O que pode facilitar?
A reunião foi muito produtiva. Esclarecemos diversos pontos que poderiam atrapalhar essa regulamentação. Aparentemente ela vai passar pelo curso normal de votação, em primeiro e segundo turno, para ser sancionada. Temos um apoio grande dos vereadores que estão trabalhando em prol da regulamentação.

Para os usuários que se assustaram com a prisão, o que o 2V tem a dizer?
Procure sempre usar o aplicativo, porque 100% das corridas são monitoradas. Você vai reduzir o seu risco a próximo de zero. Porque vou saber sua origem, destino, acompanhado em tempo real. Segundo: hoje todos os motoristas da 2V são checados mensalmente em relação à certidão criminal. Infelizmente com a velocidade dos fatos, o cara pode estar limpo hoje e amanhã ter cometido um delito. Em função disso temos monitoramento 24h de todas as nossas viagens.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA Procurada pela reportagem na segunda-feira (31), a 51ª Cia. de PM ainda não se manifestou sobre o caso. Tão logo se manifeste a matéria será atualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Motorista de aplicativo é preso acusado de estupro
Next post Cidadãos protestam em frente à colégio após post responsabilizar a vítima por estupro