Sem tratamento precoce, vacinação e cuidados reduzem casos e óbitos por COVID-19 em Itaúna, diz Prefeitura

@viuitauna

Em comunicado à imprensa, a Prefeitura afirma que a população de Itaúna aderiu ao movimento pró-vacina contra a COVID-19 e o reflexo já pode ser sentido, 11 dias depois da flexibilização dos bares no Dia dos Namorados. Com 287 casos ativos e 244 óbitos confirmados nesta quarta-feira (23), a cidade teve uma “redução significativa” no diagnóstico de idosos, sustenta o Município, e as mortes também tem caído.

Conforme a assessoria de comunicação, em cinco dias foram 15 óbitos, contra oito na última semana. Já o ritmo de contágio, que chegou a bater recorde de 590 casos entre 22 e 28 de maio, registrou 313 casos na semana anterior. Boletim do Hospital Manoel Gonçalves divulgado hoje aponta 43 pacientes internados nas alas de COVID-19 em Itaúna – 20 no CTI e 23 na enfermaria, além de quatro altas.

“Os números confirmam que somente a vacina é o caminho. A Prefeitura de Itaúna agradece a toda a população que tem aderido aos cuidados especiais enquanto não chega vacina para todos. Agradecemos também o entendimento de toda a população de que vacina sim, vacina salva”, reforça a Ascom.

A defesa pela vacina em Itaúna ocorre em meio à insistência de representantes da extrema direita para que o Município adote de forma oficial o chamado tratamento precoce na rede municipal de saúde. No último dia 15, uma médica hematologista foi à Câmara Municipal defender o uso dos medicamentos, conforme mostrou o @viuitauna. A Prefeitura emitiu nota de repúdio, reafirmando que não adotará a prática sem comprovação científica.

FILA POR UTI De acordo com a secretaria de Estado de Saúde, a fila de pacientes infectados com o novo coronavírus aguardando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Minas Gerais é de 134 pessoas – queda de 82,57% em relação à semana passada, quando haviam 769 na fila. Em entrevista para o jornal O Tempo, o secretário Fábio Baccheretti destaca que o estado tem um número de casos de COVID elevado, mas a vacinação mostra que parte das pessoas que adoeceram não evoluíram para internação, comprovando a eficácia da vacina.

“Isso é ponto muito importante a ser destacado, diferente de março e abril, quando a população vacinada era muito pequena”, afirma Baccheretti.

SAIBA MAIS
Novas etapas de vacinação

Nesta terça (22) a Secretaria Municipal de Saúde divulgou nova etapa de aplicação de primeira e segunda doses de vacinas contra a COVID-19 em Itaúna, voltadas à trabalhadores do transporte coletivo, gestantes, puérperas e pessoas sem comorbidades com 55 anos completos ou mais. Quem perdeu a segunda dose da CoronaVac terá nova oportunidade. A aplicação da nova etapa vai de segunda (28) a sexta-feira da semana que vem (2) no estacionamento da AVACCI. É preciso ficar atento aos documentos exigidos para cada categoria.

2 thoughts on “Sem tratamento precoce, vacinação e cuidados reduzem casos e óbitos por COVID-19 em Itaúna, diz Prefeitura

  1. O PAI tem atendido muitas pessoas, inclusive na sua maioria idosos.
    Ex .minha mãe de 76 anos..com desfilibrador no coração, hipertensa e pré diabética…acredito que o PAI..Tem grande participação em tudo…e o sogro do meu irmão de 72 anos tbm passou pelo PAI

  2. Já presenciei muitas pessoas que fizeram o tratamento precoce e nem precisaram ir ao hospital. Parece que nosso prefeito não está muito preocupado com a população de Itaúna. Apenas quer ditar regras. (Basta pesquisar as cidades que adotaram o tratamento precoce) Infelizmente o tratamento precoce não gera renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Itaúna, Itatiaiuçu e Mineração Usiminas traçam parceria para destinação de recursos de ICMS e CFEM
Next post Obra em escola não está vinculada à municipalização do ensino, diz Prefeitura; Câmara fará audiência pública