@viuitauna
Com mais de 11 mil casos de COVID-19 confirmados desde março de 2020 e 101 ativos, o que reflete uma “redução significativa”, segundo a Prefeitura, Itaúna inaugurou 12 novas farmácias durante o período de pandemia. Mais estabelecimentos estão prestes a ser inaugurados. O @viuitauna teve acesso a um levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, sobre o mercado, que demonstra uma demanda aquecida.
De acordo com o Município, atualmente existem 52 comércios varejistas, entre farmácias e drogarias, para comercialização de medicamentos na cidade. Do total, oito atuam na manipulação de fármacos. Itaúna conta ainda com cinco atacadistas do segmento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Diógenes Vilela explica que o levantamento foi feito após um proprietário de imóvel ser procurado por uma rede de farmácias, interessada em abrir uma loja na cidade. Vilela ressalta, contudo, que o Município não interviu ativamente na chegada de novos varejistas.
“Explicamos as possibilidades e o crescimento da cidade. Realmente entendemos que era viável. Sobre o crescimento expressivo, não participamos ativamente da vinda das farmácias”, afirma.
SEGUNDA UNIDADE Entre as redes de farmácias, além da Araújo, inaugurada em agosto do ano passado, a Drogasil pretende abrir em breve uma segunda unidade em Itaúna em ponto nobre da Av. Jove Soares, na região central. A bandeira, do grupo RD (Raia Drogasil S/A), tem mais de 600 lojas espalhadas pelo Brasil, mas não abre informações sobre investimentos e contratações, alegando ser uma empresa de capital aberto.
Inicialmente chegou-se a cogitar que a nova loja seria, inclusive, da outra marca do grupo, a Droga Raia, planejamento desconsiderado com a construção do novo imóvel, em terreno onde anteriormente funcionava a garagem da Viação Itaúna.