@viuitauna
Bastaram minutos de forte chuva em Itaúna na noite deste domingo (12) para a Av. Jove Soares registrar novamente pontos de alagamento. Somente neste ano foi a terceira vez que a via, que recebe o escoamento da água dos bairros da região central, registra inundações, enquanto o projeto de construção de um novo canal paralelo não sai do papel.
Em janeiro, a força das águas tomou o interior de estabelecimentos comerciais. Menos de dois meses depois, no fim de fevereiro, a avenida voltou a ser afetada por enchentes.
De acordo com a Defesa Civil, a sujeira oriunda de descarte irregular de lixo causou entumpimento de bueiros. Na manhã desta segunda-feira (13) uma equipe da Prefeitura de Itaúna realizava a limpeza da Av. Jove Soares.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um peixe resgatado por uma mulher. A possibilidade é de que o bicho tenha descido com a correnteza, depois de o lago ao lado da nova sede da Prefeitura, no Boulevard Lago Sul, transbordar.
A previsão do tempo é de continuidade das precipitações ao longo do dia e durante a semana. No domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas de chuvas em quase todo o Estado de Minas Gerais.
SAIBA MAIS
Jove Soares tem projeto de canal paralelo
Em 2017, uma comissão de servidores municipais realizou uma vistoria na Jove Soares que detectou pontos de estreitamento, tubulações, vigas e um banco de areia no Córrego do Sumidouro, o que contribuía para as inundações. A equipe iniciou levantamentos para o projeto de construção de um canal paralelo ao leito. Na tentativa de captar recursos para realizar as obras, a Prefeitura inscreveu proposta no Programa Avançar – Mobilidade Urbana, do Ministério da Cidades. Na ocasião, o prefeito Neider Moreira (PSD) afirmou que o projeto teve aprovação do Ministério de Desenvolvimento Regional, mas o Programa Avançar foi suspenso pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
E MAIS…
17 locais para se evitar em chuva intensa em Itaúna
Avenida São João (próximo ao bairro Sion)
Avenida São João (próximo ao Sesi e a loja Cremig)
Avenida São João (atrás do Hospital Manoel Gonçalves)
Avenida Jove Soares
Proximidades do Ribeirão dos Capotos
Povoado Barragem Benfica
Proximidades Córrego da Várzea da Olaria
Proximidades do Córrego do Sumidouro
Avenida Dr. Walter Mendes Nogueira, Vila Vilaça (próximo ao Complexo Esportivo da UIT)
Avenida Dr. Walter Mendes Nogueira, Vila Tavares (próximo à empresa Incomfral)
Avenida Dr. Walter Mendes Nogueira, Vila Vilaça (atrás do Mart Minas)
Avenida São João (próximo ao Hospital Manoel Gonçalves)
Rua Naydes Paula Machado (atrás da Gruta de Nossa Senhora de Itaúna)
Avenida Juscelino Kubitschek (próximo ao buffet Portal)
Avenida Juscelino Kubitschek (atrás da loja Cimcal)
Rua Dr. Alcides Gonçalves (Próximo a Cia de Tecidos Santanense)
Poliesportivo do bairro Itaunense
Telefones úteis
Cemig 116
Corpo de Bombeiros 193
Defesa Civil 199
Polícia Militar 190
Ponto de Apoio (SAAE) (37) 3249 -5840
Samu 192
Acho que a prefeitura deveria montar um grupo de trabalho com professores e engenheiros para elaborar um projeto de solução e não paliativo para evitar a enchentes na av. Jove Soares. O problema está na estrutura geofísica da area de calhas (área que a chuva cai e ganha velocidade e volume). Aprofundar o leito do rio embaixo da J.S. ou mesmo alagar o desembolque será paliativo. Tem que reduzir a velocidade das águas e também o volume. Temos algumas ideias que poderei explicar em outra oportunidade