Divinópolis dispensa máscaras em locais abertos; em Minas, liberação deve ser escalonada, diz secretário

@viuitauna

O uso de máscaras de proteção contra a COVID-19 será opcional em Divinópolis em locais abertos. O decreto será publicado nesta sexta-feira (4) no Diário Oficial dos Municípios, segundo a Prefeitura. Nesta terça (3), durante reunião da Câmara Municipal da cidade, o vereador Eduardo Azevedo (PSC) fez campanha pelo fim da obrigatoriedade do uso da proteção. “Incoerência”, disse ao defender a liberação. Em Minas Gerais, a flexibilização deverá demorar um pouco mais, declarou o secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, em entrevista.

A decisão em Divinópolis foi tomada considerando os apontamentos e os números do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária, bem como o estágio avançado do processo de vacinação, conforme o Programa Nacional de Imunizações, além do fim do estado de calamidade pública, estabelecido pelo Decreto Estadual nº 47.891, de 20 de março de 2020. Após atingir média diária de 221 confirmações em janeiro – a maior de toda a pandemia, o número caiu para 107 no mês passado, segundo o Painel de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. Ainda assim, é o segundo maior índice registrado desde o início da contabilização.

“Assim, fica afastada a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial no âmbito do território do município de Divinópolis em ambientes abertos, passando a ser opcional tal uso nessas condições, a juízo de cada indivíduo, recomendado o distanciamento e a adoção das demais medidas de proteção individual contra a COVID-19”, informa a Prefeitura.

A obrigatoriedade da máscara continua caso o indivíduo apresente sintomas de síndrome gripal ou manifestação de Síndrome Respiratória Aguda Grave, na forma de regulamento federal.

“A Prefeitura reforça que mesmo com o uso de máscaras em locais abertos deixando de ser obrigatório, é preciso que a população continue mantendo todos os cuidados contra a COVID-19, como o uso de álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão, além de continuar com o uso das máscaras em locais fechados”, acrescenta.

FLEXIBILIZAÇÃO EM MINAS O uso de máscaras em locais públicos e ventilados deve deixar de se tornar obrigatório até dezembro em Minas Gerais, disse em coletiva de imprensa o secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti. Técnicos da Secretaria de Saúde começaram a discutir nesta semana os critérios para desobrigar o uso de máscaras no Estado. Segundo o secretário, a liberação deve ser feita de forma escalonada, de acordo com o índice de vacinação em cada município.

“Primeiro, temos que considerar a quantidade de vacinação. No final deste mês devemos atingir 75% do público alvo vacinado com as duas doses. E há chance de antecipar a vacinação do público idoso”, pondera Baccheretti.

Baccheretti disse ainda que 606 municípios de Minas (71% do total) não registraram morte por COVID-19 no último mês, fato atribuído ao avanço da vacinação. Atualmente, quase 76% da população recebeu pelo menos uma dose da vacina e 60% recebeu as duas doses ou dose única.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Cemig abre concurso com 250 vagas para eletricista de redes de distribuição em nove regiões de Minas
Next post Adolescente suspeito de homicídio é morto com cinco disparos no Morada Nova; PM busca informações