@viuitauna
Descrença, polarização, falta de informação, acreditar que o assunto não interfere na sua vida e o voto não ser obrigatório são razões apontadas por jovens para a falta de interesse em relação à política. Em fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou o menor número de adolescentes com título de eleitor da história. Se você completa 16 anos até o dia 2 de outubro, a hora de tirar o título é agora. O prazo para emissão do documento vai até 4 de maio.
Neste ano, a baixa procura pelo documento chamou a atenção do TSE, que lançou uma campanha de incentivo. Segundo o órgão, apenas 10% dos jovens na faixa etária já estão com o título em mãos. O último levantamento do órgão aponta que 834.986 jovens tiraram o documento até 28 de fevereiro. Nas últimas eleições em 2018 foram mais de 1,4 milhão de pessoas dessa faixa etária aptas para votar no mesmo mês.
O Brasil tem mais de 6 milhões de pessoas com idades entre 16 e 17 anos, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de jovens com título de eleitor em 2022 representa cerca de 13,6%. Em fevereiro de 2018 esse percentual era de 23,3%.
Em Minas, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), até o fim de fevereiro 72.379 jovens entre 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor. Em 2018, após o prazo final, eram 112.868 pessoas aptas a votar.
COMO TIRAR O TÍTULO Emitir o título de eleitor é simples e o processo pode ser feito pela internet por meio do sistema Título Net, no Portal do TSE. O primeiro passo é escolher a unidade de federação que o futuro eleitor reside. Na sequência são informados os documentos exigidos: foto segurando o documento; carteira de identidade ou profissional; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).
Depois o jovem precisa escolher a opção “não tenho” e seguir informando dados obrigatórios como nome completo, data de nascimento, nome do pai e da mãe (se houver no registro de nascimento).
A Justiça Eleitoral analisará o cadastro. Também é possível acompanhar o andamento da solicitação pela mesma ferramenta . Depois de pronto, será possível acessar o documento pelo aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral.
Como fasso pra saber se neu titulo esta cancelado. O aplicativo não concig