Com o tema “Uma só Terra”, Semana do Meio Ambiente usa arte como ferramenta na região da Serra Azul

@viuitauna

Neste domingo, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é celebrada com uma programação gratuita, patrocinada pela Mineração Usiminas, que alia arte e sustentabilidade na região da Serra Azul. Neste sábado (4), de 9h às 12h e de 13h às 16h, a artista Rosane Dias ministrará em Itatiaiuçu uma oficina de pintura em acrílico. Ainda em junho, o projeto Cine Teatro Solar, que promove o tema sustentabilidade, por meio de apresentações teatrais, oficinas de reciclagem, palestras de conscientização e sessões de cinema para todos, estará em Itaúna, entre os dias 21 e 24, e em Igarapé , dias 28 de junho e 1 de julho.

A técnica de Rosane Dias é muito versátil e pode ser aplicada nos mais diversos materiais, possibilitando a reutilização e reaproveitamento de matérias-primas. A atividade será realizada na Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa).

Para encantar e emocionar, a Orquestra Jovem das Gerais iniciou a programação cultural realizando dois concertos. Na terça-feira (31), a Escola Municipal José Antônio Ferreira, na comunidade de Ponta da Serra, em Itatiaiuçu, recebeu a apresentação dos músicos. Na quarta (1º), foi a vez dos estudantes da Escola Crescer, da rede Pitágoras, em Igarapé, assistirem à apresentação do grupo. Com um repertório que inspirou o público a refletir sobre a importância da preservação do planeta, os jovens artistas embalaram a tarde das crianças e profissionais da educação.

A comunidade de Ponta da Serra e Igarapé fazem parte do projeto Mina D´Água, executado pela empresa com o objetivo de recuperar e preservar as nascentes. A Orquestra Jovem das Gerais foi levada às localidades como forma de reforçar a conscientização sobre o papel de todos na conservação dos recursos naturais. O tema escolhido pela companhia para celebrar a Semana do Meio Ambiente este ano é “Uma só Terra: Mineração Usiminas e sociedade trabalhando juntas”.

“Estamos muito gratos por termos recebido a orquestra em uma ocasião tão importante. É um projeto belíssimo e que promove o acesso à cultura, que proporciona que as pessoas conheçam de fato uma orquestra. Esperamos recebê-los em outras oportunidades”, declarou a Diretora da E.M José Antônio Ferreira, Renata Cássia.

TEATRO E SUSTENTABILIDADE Em Mateus Leme, as comemorações foram marcadas pela chegada do Teatro Móvel Solar. O grupo Teatro a Bordo, realizador do projeto, levou atividades artísticas e culturais para a cidade em um caminhão adaptado e abastecido 100% por energia solar. Foram dois dias (1º e 2) de movimentação lúdica e muito educativa, com espetáculos teatrais, apresentação musical e exibição de curtas, tendo a Praça Benedito Valadares como palco.

Reunião com secretários municipais, na quarta-feira (1º), foi marcada pelo intercâmbio de ideias e experiências

SAIBA MAIS:
Diálogo aberto com o poder público

O tema da Semana do Meio Ambiente de 2022 na Mineração Usiminas deu o tom da reunião realizada na quarta-feira (1º), com secretários municipais da região da Serra Azul. Participaram gestores das áreas ambientais de Itatiaiuçu, Itaúna, Mateus Leme e Igarapé. A gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, recebeu os convidados e, ao lado do gerente de Meio Ambiente, Yuri Azevedo, e do relações com comunidades e institucionais da empresa, Guilherme Pimenta, apresentou a agenda ESG da companhia. O encontro foi marcado pelo intercâmbio de ideias e experiências. Os participantes abordaram os desafios, projetos e conquistas dos municípios no segmento. Ao fim do encontro, os participantes conheceram a horta cultivada por meio do projeto “Plantando e Colhendo da Serra Azul”, que integra o Programa de Educação Ambiental (PEA).

“Entendemos que é fundamental trabalharmos juntos, em prol do desenvolvimento das localidades onde estamos presentes. Por meio do tema que escolhemos para a Semana do Meio Ambiente, que celebramos com ações internas e externas, retratamos os nossos objetivos e reafirmamos o nosso compromisso de contribuir com o presente e o futuro do planeta”, afirma Marina Magalhães.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Indústria de água mineral de Itaúna recicla garrafas e tampas; mais de 11 mil kg transformados em 2021
Next post Itaúna recebe no dia 9 o espetáculo italiano Viaggio