@viuitauna
O trabalho executado pelas secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços e Regulação Urbana na limpeza do Rio São João continua. A ação visa reduzir os impactos do período de chuvas em Itaúna, depois das enchentes registradas no início do ano. A Prefeitura ressalta que “naturalmente há uma alteração da paisagem e momentaneamente mudança no aspecto visual do rio”, devido a movimentação do material decantado, e diz ainda que o trabalho é acompanhado de perto por órgãos competentes, com todos os atos autorizativos necessários.
Com a obra, o Município espera dar mais condição de acumulação e vazão, proporcionando melhor capacidade de drenagem. O trabalho consiste em aprofundar a calha do rio, retirada de bancos de areia e resíduos sólidos diversos (desassoreamento), limpeza do leito e das margens.
“O desassoreamento de rios é a limpeza do local, retirando da água toda a sujeira encontrada, resíduos e indivíduos arbóreos e arbustivos encontrados nas margens. Com isso, é possível devolver ao reservatório a capacidade natural de armazenamento de água do corpo hídrico, bem como sua vazão correta, sem que haja o risco de transbordamento”, afirma a assessoria de comunicação da Prefeitura.
A OBRA EM NÚMEROS:
- 1.623 viagens
- 157.516m³ (metros cúbicos) transportados
- 55.130m³ de material desdobrado
- 212.646m³ retirados do leito e das margens do Rio São
- João
- 48.202 toneladas
INÍCIO E FIM A obra teve início na ponte sobre o Rio São João na MR-431 no bairro Morro do Engenho, finalizando na Rua Santa Maria no bairro São Judas Tadeu, totalizando 5,2 km de distância. Ao todo são 10,4 km lineares com desassoreamento nas duas laterais do leito do rio.