Ampliação do aterro inaugurada pelo SAAE: plataforma custou R$ 900 mil e tem vida útil de até seis anos

@viuitauna

Depois de a Prefeitura se comprometer a reassumir a coleta de resíduos da construção civil em Itaúna, o SAAE inaugurou nesta terça-feira (11), no aterro sanitário, a ampliação da terceira plataforma de resíduos. A obra de 8.750m² custou aos cofres públicos R$ 900 mil e garantirá um tempo de vida de operação do aterro de cinco a seis anos, segundo a assessoria de comunicação.

Em release enviado à imprensa, a Prefeitura afirma que a ampliação conta com 12.300m² de geomembrana lisa de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), 1.350m de extensão de sistema de drenagem de chorume e 23 unidades de drenos de gases.

ETAPAS DA OBRA Com licença ambiental já vigente, a construção da nova plataforma de resíduos teve início em maio, com a terraplanagem da área para regularização do solo e recebimento da instalação da geomembrana de polietileno, que fora soldada juntamente à manta do maciço de resíduos já existente, de forma a garantir a impermeabilização do chorume no solo.

Em seguida foi realizada a compactação de uma camada de argila para formação de um selo mecânico, para a proteção da manta contra agulhamento dos resíduos aterrados. A etapa seguinte se deu com a instalação do sistema de drenagem de chorume, do tipo espinha de peixe, sobre o selo mecânico, com tubo corrugado perfurado em PEAD e pedra calçadinha, envelopados pela manta geotêxtil, para garantia da eficiência da drenagem, além de sua interligação ao sistema de tratamento do efluente.

Por fim foi realizada a instalação dos primeiros drenos de gases, de modo que o restante será instalado ao longo da operação, para o uso eficiente de insumos.

“Tanto o sistema de drenagem de chorume quanto o sistema de drenagem de gases foram projetados com novo layout, na busca constante pela melhoria dos processos e de sua eficiência”, afirma a Prefeitura.

A ampliação garantirá a continuidade da operação das células de resíduos, indispensável para a prestação do serviço de destinação ambientalmente correta dos resíduos provenientes da coleta de resíduos sólidos no município.

Após o prazo estimado de tempo de vida de operação serão necessárias novas ampliações para continuidade do uso eficiente e sustentável da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Secretaria de Cultura e Turismo abre inscrições para o Festival Itaunense da Canção 2022: até 23 de outubro
Next post Tráfico de drogas é alvo de apreensão da Polícia Civil no Centro de Itaúna