@viuitauna
Com a Black Friday oferecendo promoções aos consumidores, as entidades de defesa do consumidor orientam o cidadão para não entrar em armadilhas ao se deparar com as chamadas megaliquidações e os preços aparentemente baixos. A data, tradicional dos Estados Unidos, é realizada no Brasil desde 2010, e começou como um evento exclusivamente online, passando para o varejo físico em seguida. De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), é importante prestar atenção em três fatores durante a promoção: planejamento, pesquisa e segurança.
O advogado do Idec, David Guedes, explica que o planejamento envolve procurar com calma pelos itens aos quais se têm necessidade para não ceder às tentações dessas promoções. Em novembro, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve alta de 1,3% e alcançou 89 pontos, maior patamar desde abril de 2020, segundo índice divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O desejo de consumir é impulsionado pela Black Friday, o Natal e a Copa do Mundo.
- PLANEJAMENTO Guedes alerta que as pessoas gostam da palavra promoção, e por isso é preciso evitar fazer comprar que vão além da necessidade real de consumo e de sua realidade financeira.
“Estamos em um momento muito difícil em que o endividamento das famílias no Brasil está acima de 75% devido a vários fatores, então é importante que as pessoas façam o consumo consciente, utilizando essas oportunidades para fazer uma compra de itens que realmente precisa e não ficar se endividando à toa”.
- PESQUISA Nada mais é do que verificar quais os itens desejados, a qualidade, as especificações e o fornecedor, principalmente aquele desconhecido.
“É preciso pesquisar a reputação daquela loja, de que forma ela resolve os problemas com o consumidor, se há um histórico de problemas muito difícil e longo, e como a empresa lida com esse tipo de problema relacionado às Black Friday anteriores. Todas essas informações nós conseguimos na internet com certa facilidade”.
- SEGURANÇA Com o consumidor estando atento à grande quantidade de golpes, como links falsos em redes sociais, aparecendo como anúncios de forte apelo e atrativo, com preço muito abaixo do praticado no mercado e longe da realidade da promoção.
“Muitas pessoas acreditam, clicam no link e acabam instalando vírus no seu dispositivo ou mesmo sendo direcionadas para uma página falsa de pagamento que some depois. É preciso desconfiar de ofertas muito vantajosas e evitar comprar de fornecedores desconhecidos”, afirma o advogado do Idec.
Guedes ressalta a questão dos falsos descontos, que também costumam ocorrer nesse período, quando a empresa sobe seus preços nos dias anteriores e no dia da Black Friday diminui para dar a falsa ideia de desconto. “Isso é uma fraude e pode ser denunciada para o Procon. É importante que o consumidor siga a linha do planejamento com as pesquisas nas semanas anteriores para verificar se está ocorrendo esse tipo de manobra e evitar fazer negócio com esse tipo de vendedor, porque haverá fornecedores com os preços verdadeiramente em conta”.
COMO DENUNCIAR? As denúncias podem ser feitas no Procon da cidade onde o consumidor reside ou no site da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Se a pessoa for vítima de uma fraude com prejuízo financeiro é preciso registrar um boletim de ocorrência. “Se o consumidor puder identificar de alguma forma a empresa ou o vendedor, é possível fazer a reclamação no Procon. No entanto, é muito comum que isso não seja tão fácil, porque os fraudadores normalmente utilizam empresas falsas”, diz o advogado do Idec.
Guedes lembrou que é praticamente impossível recuperar os valores pagos nesses casos porque os golpistas têm uma forma muito específica de agir para não serem identificados, “por isso é tão importante que o consumidor tomes todas as medidas para se precaver”.
SAIBA MAIS:
Regras do comércio se aplicam
O advogado destaca ainda que todas as regras do comércio em geral se aplicam para a data, como o prazo de entrega e o direito de arrependimento, que tem o prazo de 7 dias a partir do recebimento do produto. “Não tem nenhuma diferença. E o fornecedor precisa cumprir a oferta que faz. Havendo qualquer problema e se o comprador tentar resolver com a empresa e não conseguir, pode procurar os órgãos de defesa do consumidor”. (com informações da Agência Brasil)
Alô Itaúna!
Para não cair nas armadilhas da Black Friday… É só seguir o roteiro apresentado…
Porém… Para não cair também nas ARMADILHAS DA LINHA FÉRREA QUE CORTA O MUNICÍPIO E O CENTRO DE ITAÚNA, É PRECISO VONTADE POLÍTICA (DO PREFEITO E DA CÂMARA MUNICIPAL) E POPULAR E FAZER COMO A PREFEITURA DE BETIM ESTÁ FAZENDO: AÇÃO! TOMADA DE PROVIDÊNCIAS! INICIATIVA! RESPONSABILIDADE!
O Tempo Betim
Artigo
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O Tempo
Por Lisley Alvarenga
Publicado em 25 de novembro de 2022 | 08h30 – Atualizado em 25 de novembro de 2022 | 19h35
https://www.otempo.com.br/o-tempo-betim/prefeitura-de-betim-assina-acordo-para-obras-de-transposicoes-na-linha-ferrea-1.2771943
OK! Vou repetir: dia desses, um trem pegou um ônibus na cidade e por sorte, não matou ninguém.
Ainda!
Não dêem sopa pro azar. Dêem uma colher de chá pra sorte! Façam o que tem que ser feito!
Alô Osmando Pereira! Alô Gustavo Mitre! Bora trabalhar!